Índia Enfrenta Crise De Energia Com Preços Globais Do Carvão Atingido Máxima Histórica Índia Enfrenta Crise De Energia Com Preços Globais Do Carvão Atingido Máxima Histórica

Índia enfrenta crise de energia com preços globais do carvão atingido máxima histórica

O ministro-chefe advertiu no sábado que a crise de energia que já causou cortes de eletricidade em alguns estados do Leste e do Norte está prestes a impactar a capital indiana e seus 20 milhões de cidadãos.

“Delhi pode enfrentar uma crise de energia. Pessoalmente, estou observando de perto a situação. Estamos tentando o nosso melhor para evitá-lo ”, disse Arvind Kejriwal em um tweet, acrescentando que havia enviado um pedido oficial ao primeiro-ministro Narendra Modi para intervir.

Em uma carta a Modi compartilhada nas redes sociais, Kejriwal pediu ao governo que aloque mais carvão e gás para as usinas que abastecem a capital. Segundo o ministro, no início desta semana, muitos deles tinham estoques de carvão que durariam apenas um dia. Kejriwal observou em sua carta que a escassez de carvão já se arrastava há três meses, afetando, por sua vez, as usinas a gás, que também estão com falta de abastecimento.

Quase metade das 135 usinas movidas a carvão da têm estoques de combustível suficientes para durar menos de três dias, informou a Reuters. Essas usinas com estoque insuficiente fornecem quase 70% da eletricidade do país, o que torna vasto o alcance de possíveis interrupções. O governo garantiu aos cidadãos que a situação está sob controle.

O preço dos combustíveis para geração de energia tem aumentado globalmente, à medida que as indústrias se recuperam da pandemia Covid-19 e aumentam as demandas por eletricidade, e a Índia não tem sido uma exceção. A demanda por energia industrial cresceu rapidamente desde a segunda onda de coronavírus, e o aumento da atividade econômica levou o consumo de carvão a novos recordes no país, que já é o segundo maior consumidor de carvão do mundo, depois da China.

As importações têm tido baixas recentemente, no entanto, uma vez que os preços globais do carvão subiram mais de 40%, atingindo os máximos de todos os tempos. Os principais exportadores do mundo, Austrália e Indonésia, viram os preços subir cerca de 50% e 30%, respectivamente, nos últimos três meses. Em setembro, o preço de referência do carvão da Indonésia era sete vezes maior do que o do carvão vendido pelo maior produtor estatal da Índia para suas concessionárias de serviços domésticos, de acordo com a Reuters.

Coal India, que produz mais de 80% do carvão da Índia, disse na semana passada que o atual aumento nos preços globais do carvão e nos custos de frete já havia levado à escassez na produção de energia por usinas que usam carvão importado, pressionando as concessionárias a usar o carvão extraído internamente para equilibrar sua produção. As importações médias semanais de carvão da Índia de agosto ao final de setembro caíram mais de 30% em relação à média dos primeiros sete meses do ano, de acordo com dados compilados pela Kplr. Impulsionadas pela alta demanda, as ações da Coal India aumentaram acentuadamente nas últimas semanas.

As informações são da RT


Não é só no Brasil: Preços globais dos alimentos atingem maior alta nas últimas décadas

Guedes sobre a inflação: ‘Preços estão subindo em todo mundo’

Guedes: Brasil “está decolando mais uma vez”, apesar de crise hídrica e inflação

Bolsonaro: “Estamos pagando a inflação do fique em casa”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *