A Ministra Da Saúde, Nísia Trindade, Na Posse Ao Lado De Lula A Ministra Da Saúde, Nísia Trindade, Na Posse Ao Lado De Lula

Internações por dengue no Brasil disparam e chegam a 4 mil por mês

País tem vacina suficiente para apenas 1,1% da população

Em média, no Brasil, “4 mil pessoas” são hospitalizadas mensalmente com sintomas de “dengue clássica ou hemorrágica” em instalações do Sistema Único de (SUS).

As informações relacionadas a 2023 foram compiladas pelo jornal O Globo, utilizando como base dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.

No início do ano, o país registrou um aumento de mais de 100% no número de casos de dengue em comparação com o mesmo período em 2023: agora são 120,8 mil casos, contra 44,7 mil no ano passado.

No ano de 2023, o Brasil teve um registro de 1,6 milhão de casos de dengue, incluindo 1.094 mortes, o que o tornou o ano com a maior taxa de mortalidade pela doença. Anteriormente, o ano de 2022 detinha o recorde, com 1.079 vítimas da doença.

Vacinas insuficientes contra a dengue

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, comunicou há pouco mais de dez dias que o Brasil possui somente 5 milhões de doses da vacina contra a dengue. Esse número é adequado para proteger somente 1,1% da população do país.

Nísia mencionou, sem entrar em muitos detalhes, que está contando com uma “doação” de vacinas contra a dengue para prosseguir com o trabalho. Ela, que é ministra, também comunicou que a imunização terá início no próximo mês.

Nísia afirmou durante uma palestra no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que “Vacina é um instrumento importantíssimo, mas não é único”.

“Estamos recomendando as estratégias de controle. Já identificamos que 75% da transmissão da doença ocorre dentro das casas ou no entorno das casas. Então, o controle dos vetores é importantíssimo.” As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. No governo Bolsonaro, apesar de ter sido comprado, milhões de vacinas contra a Covid, o governo era genocida. Agora? Porque só essa pequena quantidade de vacina? Porque não são tomadas providências efetivas para o combate aos mosquitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *