Robert F. Kennedy Robert F. Kennedy

Kennedy acusa Biden de se preparar para ‘guerra com a Rússia’

O líder dos EUA deve reconhecer seu “fracasso” na Ucrânia e se concentrar em questões domésticas, disse o candidato presidencial

Ao ordenar o envio de mais 3.000 reservistas para a , o presidente dos EUA, Joe , está se preparando para lutar contra as forças russas na , disse o candidato presidencial democrata Robert F. Kennedy Jr.

“Biden perdeu o rumo”, twittou Kennedy na sexta-feira, argumentando que o presidente deveria se concentrar nos problemas domésticos dos em vez de tentar alcançar “domínio militar global”.

“Quero que as pessoas entendam o que é essa mobilização de tropas. Trata-se de se preparar para uma guerra terrestre com a Rússia”, disse ele.

A ideia de derrotar Moscou em seu conflito com Kiev é uma “fantasia geopolítica fútil” do governo Biden, acrescentou o candidato presidencial democrata.

Milhares de ucranianos já perderam a vida porque “o establishment da política externa dos Estados Unidos manipulou seu país para a guerra… Agora, em vez de reconhecer o fracasso, o administrador de Biden se prepara para sacrificar vidas americanas também”, disse Kennedy.

Na quinta-feira, Biden assinou uma ordem executiva mobilizando 3.000 membros da Reserva Selecionada dos militares dos EUA para aumentar as fileiras da Operação Atlantic Resolve, que Washington lançou na Europa em 2014 depois que a Crimeia voltou à Rússia após o golpe apoiado pelo Ocidente em Kiev.

De acordo com o tenente-general do Exército Douglas Sims, diretor de operações do Estado-Maior Conjunto, a medida “reafirma o apoio inabalável [dos EUA] e o compromisso de defender o flanco oriental da OTAN” após a operação militar da Rússia na Ucrânia.

O porta-voz do Comando Europeu dos EUA (EUCOM), capitão da Marinha Bill Speaks, disse que o envio de reservistas “não mudará os atuais níveis de postura de força na Europa”.

O principal candidato presidencial republicano, o ex-presidente Donald Trump, também teve algumas palavras duras a dizer sobre a decisão de Biden de enviar mais tropas americanas para a Europa. A “escalada imprudente na Ucrânia” perseguida pela está “sobrecarregando os militares dos EUA ao ponto do desastre”, disse ele.

“Joe Biden não consegue nem subir os degraus do Air Force One Um sem tropeçar. A última coisa que esta administração incompetente deveria fazer é nos empurrar ainda mais para a Terceira Guerra Mundial.”

Trump reiterou sua afirmação anterior de que, se voltasse a ser presidente, encerraria o conflito na Ucrânia em 24 horas. “Nenhuma mãe ou pai americano quer enviar seu filho para morrer na Europa Oriental. Devemos ter paz.”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *