Ministro Ricardo Lewandowski, Do STF Ministro Ricardo Lewandowski, Do STF

Lewandowski defende reforma no sistema penal e fala em desencarceramento

Segundo o ministro: ‘Temos presos vivendo em condições desumanas’

Durante evento no sábado (26), o ministro do Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, defendeu a necessidade de “restaurar a segurança pública” no Brasil. Ele falou em combater o crime organizado, as milícias e defendeu uma reforma do sistema penal “no sentido de um desencarceramento”.

“Temos hoje, no Brasil, cerca de 800 mil presos, vivendo em condições desumanas”, afirmou o magistrado em palestra sobre o equilíbrio e a segurança do Poder Judiciário, promovida pelo Grupo Esfera Brasil.

“40% são presos provisórios, que não ficam frente a frente com um juiz por meses ou anos, e é preciso que isso seja modificado”, continuou.

Lewandowski relembrou a instituição, em 2015, das audiências de custódia, que consistem em uma rápida apresentação da pessoa presa a um juiz, em uma sessão na qual também são ouvidos Ministério Público (MP) e Defensoria Pública (DP) ou advogado do preso.

“Temos notícias importantes de que 50% das pessoas presas em flagrante ouvidas pelo juiz são libertadas provisoriamente, mediante condições, ou enviadas para serviços de saúde ou sociais. Essa é uma forma de descongestionar os presídios, que são verdadeiras escolas de criminalidade”, continuou o ministro do STF.

Lewandowski afirmou que “às vezes uma pessoa que comete um crime de menor potencial ofensivo é encarcerada por muito tempo e imediatamente recrutada pelo crime organizado”.


Veja também

  1. Quem tem que defender reformas na legislação são os políticos que se elegeram com essa pauta. Ministros não são políticos, não legislam, apenas deveriam cumprir a lei e zelar pela CF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *