Lula Lula

Lula elogia a ‘comportada’ imprensa angolana

Presidente Lula elogia imprensa angolana, ignorando críticas à falta de liberdade de expressão

Durante sua visita a Angola, o presidente Luiz Inácio da Silva elogiou a local, apesar das críticas internacionais sobre a falta de liberdade de expressão e o clima de medo que a imprensa angolana enfrenta.

No sábado 26, Lula fez um comentário durante uma conferência de imprensa na qual o presidente de Angola, João Lourenço, também estava presente: “Eu nunca vi imprensa tão comportada. Acho que é porque você, Lourenço, tá aqui. No Brasil a imprensa não é tão comportada assim, ela cobra mais”. O petista sorriu ao ironizar.

Em agosto de 2022, o Movimento pela Libertação de Angola (MPLA), um partido político de orientação socialista que tem governado Angola por 47 anos, escolheu João Lourenço como o novo presidente do país africano.

Há anos, a ONG Omunga tem denunciado a supressão da liberdade de expressão no país, devido a uma série de perseguições e intimidações, com o objetivo de silenciar jornalistas que se opõem ao regime.

Segundo informações do jornal brasileiro Gazeta do Povo, no mês de março o governo angolano ameaçou retirar os direitos de transmissão do canal digital Camunda News. O proprietário do veículo de imprensa, David Boio, foi alvo de pressão por parte das autoridades do país, o que tem gerado um ambiente de receio na nação africana, de acordo com uma ONG.

A realidade da liberdade de imprensa no país com monopólio estatal.

João Malavindele, diretor executivo da Omunga fez a seguinte declaração ao portal alemão DW África: “Falar de liberdade de imprensa num país onde o Estado detém o monopólio da imprensa, com todo respeito pelos estudos, mas a realidade mostra outra coisa.”

“Nós somos todos controlados a partir das redes sociais”, prosseguiu Malavindele. “O país está caminhando para uma ditadura do que propriamente para a democracia que tanto almejamos. Gostaríamos de celebrar as nossas liberdades constitucionais, porém não é isso que está acontecendo. A liberdade de imprensa começa a ser alvo do regime, para a sua manutenção no poder.”

No mês de abril de 2023, ocorreu um encontro em Luanda, capital de Angola, promovido pelo Observatório de Imprensa e de Comunicação, com o propósito de debater o atual sistema político em vigor no país africano. Essa instituição é encarregada de monitorar a imprensa em Angola.

De acordo com várias análises de especialistas, a legislação em Angola não permite um regime democrático. O jornalista angolano José Gama explicou que, embora não haja um regime autoritário absoluto como na Coreia do Norte, o sistema governamental controla todas as áreas e indivíduos, permitindo apenas manifestações reprimidas. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *