Ex Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva Foto EFE Juan Ignacio Roncoroni Ex Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva Foto EFE Juan Ignacio Roncoroni

Lula ‘esquece’ CPI ao afirmar que deu transparência ao CPGF

Congresso instalou CPI Mista dos Cartões Corporativos, e relatório pediu indiciamento de Dilma

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) difundiu uma fake news, nesta quarta-feira (31), em sua rede social. Em um tuíte que já conta com mais de 12 mil curtidas e quase 2 mil compartilhamentos, o petista afirmou que deu transparência às despesas do cartão corporativo.

– Nós fizemos o cartão corporativo ser transparente, e agora o cartão corporativo do presidente tem sigilo de 100 anos – publicou.

A declaração, no entanto, é inverídica. Em seu segundo mandato no Palácio do Planalto, entre 2007 e 2010, o instalou a CPI Mista dos Cartões Corporativos. Um relatório sugeriu o indiciamento da então ministra-chefe da Casa Civil, Rousseff, e de outros membros da pasta, que vazou um dossiê com despesas irregulares do governo Fernando Henrique Cardoso.

Um relatório paralelo, apresentado pela oposição e sem qualquer efeito legal, sugeriu o indiciamento de Dilma, Erenice Guerra, ex-secretária-executiva da Casa Civil, e José Aparecido Nunes Pires, suspeito de vazar as informações, por quebra de sigilo funcional e improbidade.

Por uso indevido do cartão, o relatório também pediu que fossem indiciados os ministros Orlando Silva (Esportes), Matilde Ribeiro (Igualdade Racial) e Altemir Gregolin (Agricultura e Pesca).


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *