Marco Aurelio Mello E Alexandre De Moraes Fotos STF SCO Nelson Jr Marco Aurelio Mello E Alexandre De Moraes Fotos STF SCO Nelson Jr

Marco Aurélio dispara críticas a Moraes: “Juiz trepidante”

Ex-ministro do Supremo falou sobre a atuação do ex-colega no caso Daniel Silveira

O ex-ministro do Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello teceu críticas ao seu ex-colega de Corte . Em entrevista à BBC News Brasil, nesta quinta-feira (31), o magistrado disse temer “tempestades” nas próximas eleições com Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Receio que possamos ter tempestades […] Não é o desejável. A atuação do juiz trepidante deve ser afastada. Vamos adotar temperança, vamos adotar compreensão sem abrir mão da prevalência das regras jurídicas – disse Marco Aurélio.

– A atuação, vou repetir, do juiz trepidante deve ser afastada – emendou.

Questionado sobre as decisões de Moraes em relação ao deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), Marco Aurélio disse que seria necessário mais temperança ao magistrado.

– O momento é de temperança, de evitar-se esses antagonismos indesejáveis presentes às instituições, a instituição que é o STF e a instituição respeitável por todos, porque os integrantes foram eleitos pelo povo, que é a Câmara dos – assinalou.

Ainda sobre o caso Silveira, Marco Aurélio defende que o objetivo da decisão de colocar uma tornozeleira no parlamentar ainda lhe é desconhecido e que a decisão sobre o “ato de constrição” cabe aos demais parlamentares.

– Esse ato de constrição, repito porque é um ato de constrição, limita a liberdade de ir e vir, a meu ver, fica submetido ao colegiado, com a palavra os pares do deputado Daniel Silveira e que eles se pronunciem de acordo com o figurino legal – disse, antes de completar – Eu vejo algo até mesmo humilhante, um deputado federal ter que usar uma tornozeleira. Que período vivemos. Que tempos estranhos – afirmou o agora ministro aposentado.


Veja também

  1. Lamentável, um ministro admirável publicar isso pra defender uma Deputado que não cumpre uma decisão judicial. Um dia teremos que ser todos iguais, sem essa de que o cargo que ocupa lhe dá direito de fazer “badernas”. Admiro o Marco Aurélio, todo mundo tem o direito de cometer equívocos. Entre um Deputado Bardenneiro e um Ministro Trepidante…????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *