Comentarista diz que tratativas com presidente do BC são “gravíssimas” e colocam credibilidade do STF em risco
O jornalista e comentarista Merval Pereira afirmou, ao vivo, nesta segunda-feira (22), na Rádio CBN, que o caso envolvendo o Banco Master reúne elementos suficientes para embasar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A avaliação foi feita durante a análise de informações divulgadas pela colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, que apontam uma suposta atuação direta de Moraes junto ao Banco Central em favor da instituição financeira investigada.
“É gravíssimo”, diz comentarista
Durante o comentário, Merval Pereira adotou tom duro ao classificar a situação.
“É gravíssimo, gravíssimo. É gravíssimo e isso tem que ter um limite, tem que ter um fim. Porque a cada revelação que aparece sobre interesses privados envolvendo decisões é de perder a credibilidade, né? O Supremo vira um objeto de desconfiança do cidadão”, afirmou.
Segundo ele, a gravidade do episódio exige uma resposta clara e imediata por parte do ministro.
Cobrança por explicações públicas
Merval destacou que Alexandre de Moraes precisa se manifestar oficialmente sobre os fatos relatados e refutá-los, caso não sejam verdadeiros. Para o comentarista, o silêncio agrava ainda mais a situação.
“Então ele tem que se pronunciar, tem que provar que não é verdade, tem que recusar isso de maneira veemente, porque ele perde completamente a credibilidade com a divulgação de uma história dessa”, disse.
Contatos com o Banco Central
De acordo com a reportagem de Malu Gaspar, Moraes teria feito contatos diretos com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar da situação do Banco Master, que é alvo de investigação por uma fraude bilionária.
Segundo a colunista, esses contatos teriam ocorrido ao menos quatro vezes, sendo três por telefone e um encontro presencial. As informações teriam sido confirmadas por seis fontes diferentes ao longo das últimas três semanas. Uma delas, segundo a apuração, teria ouvido do próprio ministro o relato do encontro.
Silêncio dos envolvidos e defesa da jornalista
Merval ressaltou ainda que nem Alexandre de Moraes nem Gabriel Galípolo responderam aos questionamentos feitos pela imprensa sobre o caso. Para o comentarista, o histórico profissional de Malu Gaspar reforça a seriedade das informações publicadas.
“A Malu tem uma tradição de bem informar. Ela é uma jornalista muito bem informada, muito séria e ela não publica coisas negando. Foi com detalhe que não foi refutada por ninguém”, afirmou.
Investigação do Banco Master
O Banco Master está sob investigação por uma fraude bilionária que envolve a suposta emissão de carteiras de crédito falsas e a venda de ativos inexistentes. As suspeitas levantadas pela apuração jornalística reacenderam o debate sobre a atuação de autoridades públicas em casos que envolvem interesses privados e instituições sob investigação.