O Grupo Na Antessala Da Presidência Aguardou Chegada De Cinegrafista Para Tentar Invadir O Grupo Na Antessala Da Presidência Aguardou Chegada De Cinegrafista Para Tentar Invadir

Militares do GSI falam em ‘risco de vida’ em depoimento

PF ouviu nove servidores no domingo

Os militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que prestaram depoimento à Polícia Federal no domingo 23 citaram “risco de vida” para justificar a ação dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. Ontem a PF ouviu nove servidores que estavam no palácio e apareceram nas imagens no dia dos atos de vandalismo.

Um dos militares afirmou à PF que usou técnicas de gerenciamento de crise ao oferecer água aos manifestantes. Ele aparece nas imagens levando garrafas de água aos invasores.

Os agentes ainda ouviram dos militares argumentações como a de que o alto número de manifestantes diante do baixo efetivo do GSI impossibilitou mais ações.

Ainda conforme os depoimentos, divulgados pelo Fantástico, da TV Globo, os militares tentaram combater os vândalos começando dos andares superiores, empurrando para baixo.

As oitivas foram determinadas pelo ministro do Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e fazem parte do inquérito que investiga as ações no dia 8 de janeiro.

Na sexta-feira 21, o ex-ministro-chefe do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à PF. O general aparece nas imagens do 8 de janeiro circulando entre os invasores dentro do Planalto. Ele pediu demissão na quarta-feira 19, depois que as imagens vieram à tona.

Conforme o general, houve “um apagão geral no sistema, pela falta de informações para a tomada de decisões” sobre os episódios. Dias também negou ter recebido informações de maneira antecipada da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O ex-chefe do GSI foi interpelado sobre o motivo de não ter efetuado as prisões dos invasores. O general declarou que “estava fazendo um gerenciamento de crise e essas pessoas seriam presas pelos agentes de segurança no 2° piso tão logo descessem, pois era o protocolo; que não tinha condições materiais de sozinho efetuar prisão”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Querem negar as imagens que todos nós vimos? Eles estavam orientando os depredadores contratados para armar uma arapuca e prender os patriotas. Depois vem o ato nazicomunista de prisão de inocentes, numa atitude que remeteu às prisões dos judeus pelos nazistas na segunda guerra mundial. Atitude de barbarie contra inocentes.

  2. Bela saída, será que os investigadores da PF, engoliram tais afirmações? Havia reféns e negociação de libertar os reféns. O ensaio de narrativistas foi dado pelos artistas de uma certa mídia?

  3. Aprendeu com o chefe…eu não vi eu não sei…e também não fiz nada…mas e exatamente por isto que deveria ser preso. Está claro que obedecia ordens.

    1. Sigilo das imagens, compra de parlamentares, prisão de milhares de inocentes sem provas,. tentativas de evitar cpmi. Sera confissão de quem cometeu os crimes?

  4. Todos estão mentindo e com medo de falar a verdade sabem perfeitamente que todos os infiltrados eram contratados pela esquerda para fazerem o que fizeram e culparem os PATRIOTAS haja visto que os PATRIOTAS foram convidados a entrar por militares que estavam na entrada do congresso. Tem filmagens que viralizaram na internet mostrando que, quando eles chegam já haviam infiltrados lá dentro inclusive gritando para que entrassem. Então esse pessoal do GSI estão ocultando a verdade, eles sabem quem foi contratado, quantos foram e de onde eles são (os estados) e quiçá saibam até quanto receberam pelo desserviço. Isso tudo tem que ser questionado pela PF pq esses vândalos não foram pra lá de graça, e tinham que provar que fizeram o desserviço filmando para provar que cumpriram o acordado. Que isso seja rápido pq existem inocentes ainda presos e outros usando tornozeleiras por culpa dessa corja e do Ditador XANDÃO que cometeu vários crimes prendendo pessoas sem o devido julgamento legal. E esses do GSI que estão depondo só abrirão a boca se tiverem proteção pois correm risco de vida. #prisaodoxandao #prisaododino #impeachmemtdolulajá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *