Ministro do STF reage à aplicação da Lei Magnitsky a Viviane Barci e defende independência do Judiciário brasileiro
Crítica às sanções norte-americanas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta segunda-feira (22) a decisão dos Estados Unidos de aplicar a Lei Magnitsky contra sua esposa, Viviane Barci. Para o magistrado, a medida “não só contrasta com a história dos EUA, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito internacional e a soberania do Brasil”.
Moraes reforçou que a independência do Judiciário brasileiro e a proteção da soberania nacional “fazem parte do universo republicano dos juízes brasileiros, que não aceitarão coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional conferida soberanamente pelo povo brasileiro”.
Defesa da independência judicial
Em nota oficial, Moraes declarou que as instituições do país “são fortes e sólidas” e destacou que o caminho seguirá sendo “o respeito à Constituição, não havendo possibilidade de impunidade, omissão ou covarde apaziguamento”.
O ministro concluiu afirmando que, como integrante do STF, continuará exercendo sua função com “independência e imparcialidade”, apesar das pressões externas.
Texto divulgado sobre Viviane Barci de Moraes
Na manifestação, Moraes classificou a decisão americana como “ilegal e lamentável” e ressaltou que a medida não atinge apenas sua família, mas também valores constitucionais do Brasil:
“A ilegal e lamentável aplicação da Lei Magnitsky à minha esposa não só contrasta com a história dos Estados Unidos da América, de respeito à lei e aos direitos fundamentais, como também violenta o Direito internacional, a soberania do Brasil e a independência do Judiciário. (…) Como integrante do STF, continuarei a cumprir minha missão constitucional de julgar com independência e imparcialidade”.
Esse xande é um cretino. Será que ele esqueceu que mandou bloquear as contas de Daniel Silveira e de sua esposa? Aí, é legal, é justo, é republicano.
Não entendo porque o STF não manda prender Donald Trump e todos que o estão praticando esse golpe contra a soberania nacional brasileira. Manda a PF, as FFAA lá prendê-los e osx trazerem para cá para que sejam julgados da mesma forma que os golpistas daqui estão sendo.
Se for chorar, manda áudio
Parabéns ao Donald Trump pela lei aplicada a esposa desse demônio, lamentável alcançar a família lembro que ele ameaçou esposa e filha do Cid. Agora receba cramunhão
Se for chorar, manda áudio
O mal aplicado aos injustiçado do golpe inventado, agora o sr ministro está sentindo na própria carne. Tome abestado.