Novo Presidente Esquerdista Do Peru Nomeia Simpatizante De Terrorismo Como Primeiro Ministro Novo Presidente Esquerdista Do Peru Nomeia Simpatizante De Terrorismo Como Primeiro Ministro

Novo presidente esquerdista do Peru nomeia simpatizante de terrorismo como primeiro-ministro

Já se fala em impeachment de Pedro Castillo nos círculos políticos peruanos

O novo presidente peruano, Pedro Castillo, provocou uma crise logo no seu primeiro dia de governo. Ele nomeou para primeiro-ministro Guido Bellido, um deputado simpatizante do grupo terrorista Sendero Luminoso, que matou mais de 70 mil pessoas nas décadas de 1980 e 1990.

Quem esperava algum gesto de moderação de Castillo, ficou chocado. Segundo declaração ao jornal Financial Times, o consultor de risco político Rodolfo Rojas classificou a decisão do novo presidente um “desastre”. “Em 24 horas, o capital político de Castillo virou fumaça”, disse Rojas. “Você simplesmente não pode tocar no nome do Sendero Luminoso no Peru. Foi uma seita terrorista sangrenta e suas ações estão absorvidas na psicologia dos peruanos”.

“A decisão de nomear Bellido como primeiro-ministro foi politicamente estúpida”, avaliou a cientista política Paula Muñoz. “Foi desnecessariamente beligerante num momento em que o país precisa realmente de um mínimo de governabilidade em seguida a uma eleição tão polarizada”.

Impactos na economia e na política

Em reação à notícia, a moeda nacional Sol desabou  12% frente ao dólar e a bolsa caiu 6%. Castillo nomeou também dois ex-guerrilheiros como ministro do Exterior e como ministro das Minas e Energia. Jornalistas foram proibidos de entrar no teatro onde os ministros tomaram posse.

O partido de Pedro Castillo, Peru Libre, de tendência marxista-leninista, tem apenas 37 das 130 cadeiras do parlamento. Suas decisões iniciais afastaram os políticos da esquerda moderada e já se fala em impeachment. A legislação peruana facilita o afastamento de presidentes, e dois deles já foram retirados do cargo nos últimos 3 anos.

As informações são da Revista Oeste


Silêncio dos esquerdistas: Incêndios florestais nos EUA tornam a lua cheia laranja

Milton Neves expõe hipocrisia dos famosos esquerdistas que defendem Cuba

Polícia de SP prende esquerdista suspeito de incendiar estátua de Borba Gato

Violência esquerdista: Militantes são presos com arma branca e rojões em ato anti-Bolsonaro


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *