Policiais Militares Do Rio De Janeiro Foto Agência BrasilTânia Rêgo Policiais Militares Do Rio De Janeiro Foto Agência BrasilTânia Rêgo

Número de candidatos policiais aumenta nas eleições de 2022

Mais de 1,7 mil candidatos vinculados às forças de segurança apresentaram registro no TSE

A quantidade de candidatos policiais e de outras forças de segurança cresceu nas eleições de 2022 na comparação com 2018. De acordo com um levantamento divulgado pelo portal G1, o número de postulantes a cargos eletivos oriundos das polícias Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros e membros das aumentou 27% em relação ao registrado há quatro anos.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.755 candidatos vinculados às forças de segurança apresentaram registro no TSE. Quatro anos atrás, o total foi de 1.379. Segundo o levantamento, o maior crescimento ocorreu entre os candidatos que declararam trabalhar como policiais militares. O número saltou de 601, em 2018, para 817 neste ano.

Para determinar quais candidatos são caracterizados como membros das forças de segurança, o veículo considerou a informação fornecida pelos candidatos sobre a sua ocupação e a identificação do nome de urna. O grupo dos candidatos que utilizam nomes de patentes ou cargos nas forças de segurança, mas que registraram outras ocupações, apresentou aumento de 78%.

Entre os partidos, o PL, sigla do presidente Jair Bolsonaro, é o que tem o maior número de candidatos das forças de segurança, com 208 postulantes a cargos eletivos, o que representa um total de 13% dos concorrentes da sigla. O PSTU, por outro lado, é o partido que tem o menor número de candidatos oriundos dessa parcela da população, com apenas 2 nomes.

Entre os estados, o Rio de Janeiro é quem lidera em número de candidatos das forças de segurança, com 241 postulantes. Já Tocantins é o estado que tem menos concorrentes oriundos das polícias e das Forças Armadas, com apenas quatro candidatos.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *