Ministro Kassio Nunes Marques Ministro Kassio Nunes Marques

Nunes Marques “ignora” Fux e coloca decisão que devolveu mandato a deputado na pauta da 2ª Turma

Colegiado irá analisar decisão que suspendeu a cassação do deputado estadual Fernando Francischini

O ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Federal (STF), colocou na pauta de julgamentos da Segunda Turma, nesta terça-feira (7), a decisão dada por ele próprio para restabelecer o mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR). O parlamentar foi cassado em outubro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por divulgar supostas notícias falsas sobre as urnas eletrônicas nas eleições de 2018.

O movimento de Nunes Marques, que é presidente da Segunda Turma, cria uma situação inusitada no STF. Isso porque o ministro Luiz Fux, presidente do tribunal, já havia convocado uma sessão extraordinária no plenário virtual, também nesta terça, para julgar o caso.

Logo após Nunes Marques suspender a ordem do TSE e restabelecer o mandato de Francischini, ministros o procuraram para pedir que o assunto fosse levado ao plenário, onde teriam chances de derrubar a decisão.

Relator do caso, Nunes Marques discordou, mas sugeriu a possibilidade de o processo ser analisado pela Segunda Turma do Supremo, o que, enfim, ocorreu nesta segunda.

O processo pautado na Segunda Turma é diferente do que está marcado no plenário virtual, mas na prática ambos tratam do mesmo assunto: o restabelecimento ou não da cassação de Francischini.


Veja também

  1. Eu não suporto mais os mandos e desmandos do TSE e STF. Tudo isso já passou dos limites. Cassar o mandato de um deputado estadual, porque divulgou notícias sobre as fraudes nas urnas, é inadmissível.

  2. Agora chegou um homem prá botar ordem no cabaré parabéns ministro traga de volta a credibilidade dó STF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *