O Secretário Geral Do Partido Comunista Da China, Xi Jinping O Secretário Geral Do Partido Comunista Da China, Xi Jinping

O jornal The New York Times ponta que China patrocina veículos esquerdistas no Brasil

Complexa rede internacional financiada pela ditadura chinesa tem conexões diretas no Brasil, revela The New York Times

De acordo com a Gazeta do Povo, o jornal The New York Times revelou a existência de uma intricada rede internacional ligada à ditadura chinesa, que possui conexões diretas no Brasil.

A investigação foca em Neville Roy Singham, um empresário de raízes indianas e estreitamente ligado ao Partido Comunista da . Baseado em Xangai, Singham produz conteúdo para o YouTube patrocinado localmente, porém, seu alcance vai além. Conforme o jornal, Singham desempenha papel crucial em uma ofensiva silenciosa do Partido Comunista para moldar a percepção internacional, efetivamente convertendo propaganda política.

Em 2017, após vender sua empresa de tecnologia, Thoughtworks, por US$ 785 milhões, Singham se dedicou ao ativismo pró-ditadura chinesa. O empresário canalizou ao menos US$ 275 milhões nos últimos anos através de organizações de fachada nos EUA, que mantêm sua real identidade escondida, aproveitando-se da legislação americana.

O epicentro dessa rede é o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, um think tank que almeja disseminar narrativas pró-chinesas. A organização, com presença no Brasil, nomeia e Antonio Gramsci como seus guias ideológicos.

Destacando sua influência no Brasil, o jornal cita o site Brasil de Fato, que promove abertamente o regime chinês. Para exemplificar, a manchete de uma matéria recente afirmava que a China “erradicou a pobreza porque fez tudo ao contrário do que pregam os neoliberais”. O veículo também conduziu uma entrevista com o ex-presidente da Silva em 2019, evidenciando sua relevância no espectro político brasileiro.

O Brasil de Fato veicula um programa semanal chamado “Notícias da China”, que defende uma perspectiva claramente pró-China. Marco Fernandes, o apresentador, está conectado a outras publicações afiliadas a Singham.

Rodrigo da Silva, fundador do site Spotniks, evidenciou ligações entre outros sites brasileiros e o diretor do Instituto Tricontinental, Vijay Prashad. Diversas figuras políticas brasileiras, incluindo a ex-presidente Rousseff, também foram associadas a eventos organizados por entidades conectadas a esta rede.

Por fim, a influência chinesa nas instituições acadêmicas é outro ponto de preocupação. Onze universidades brasileiras são afiliadas aos Institutos Confúcio, amplamente reconhecidos como braço de soft power de Pequim.


Veja também

  1. Sirpresa nenhuma. A China foi atuante nas eleições de 2022,ou alguém tem dúvidas? O mandarim é lingua quase oficial de países que dependem da China. Em 1984 eu já dizia que a os chineses mandariam no mundo,estou “quase” acertando. Mandarim e Mandariam se diferem só num “A”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *