Senador Rogerio Marinho Senador Rogerio Marinho

Oposição pede informações ao Google e ao X sobre o Twitter Files Brasil

Parlamentares da oposição solicitam informações ao Google e à rede social X sobre possíveis determinações do TSE

Nesta segunda-feira (15), um conjunto de parlamentares da oposição pediu informações ao no Brasil e à X, a antiga rede social Twitter, sobre possíveis diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as plataformas. A solicitação ocorreu após a divulgação de documentos internos da rede social que incluíam discussões com o TSE, autoridades e o Ministério Público sobre “potenciais violações legais e constitucionais”.

O caso, que ganhou notoriedade como “Twitter Files Brasil”, evidencia que pode ter havido uma tentativa de adquirir dados de brasileiros por meio de solicitações à plataforma de mídia social com a finalidade de realizar uma investigação preliminar de sinais de delitos.

No documento, os legisladores mencionam as descobertas e uma entrevista de Shellenberger para a revista Oeste, onde ele “detalha os supostos excessos cometidos por autoridades do Estado”.

A oposição aponta a “gravidade das alegações apresentadas pelo jornalista Michael Shellenberger” para solicitar “informações e documentos comprobatórios sobre eventuais tratativas do Tribunal Superior Eleitoral junto ao Google, no sentido de determinar, para as plataformas Google e YouTube, (a) a não sugestão de determinados perfis, (b) a redução de engajamento de determinadas hashtags, e (c) o fornecimento de dados pessoais de usuários que tenham engajado em hashtags específicas”.

Além disso, os parlamentares pediram a rede social de Musk que preste “esclarecimentos julgados necessários para a correta compreensão dos fatos, além de eventuais documentos comprobatórios das interações de membros do Ministério Público e Poder Judiciário junto ao Twitter”. As informações são do Gazeta do Povo.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *