Presidente do Senado Federal é ventilado como possível relator da proposta que muda remuneração de magistrados e do Ministério Público
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta segunda-feira (16/5) que a PEC 63/2013 é uma valorização das carreiras de magistratura e do Ministério Público, que “extingue, de uma vez por todas, a possibilidade de haver subsídios, esses penduricalhos que de fato são completamente afastados da realidade nacional”.
A declaração foi feita durante o programa Roda Viva, da TV Cultura.
Quando perguntado pela jornalista Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles, sobre o motivo do “agrado à elite da magistratura”, o parlamentar negou o rótulo e declarou que “não é um agrado, é uma estruturação de carreiras”.
No #RodaViva, Rodrigo Pacheco é questionado sobre a PEC 63/2013. "Por que esse agrado à elite da magistratura no momento em que o país passa por um momento tão difícil?" pic.twitter.com/N5MuipLQT4May 17, 2022
Pacheco ressaltou também a possibilidade de discussão sobre a limitação das verbas indenizatórias à categoria. “Objetivo do Congresso Nacional é votar projeto que dá fim aos supersalários e ao mesmo tempo estruturar uma carreira que é absolutamente necessária de ser estruturada”, pontuou.
O projeto em questão propõe reestruturação nas carreiras de juízes e integrantes do Ministério Público criando a parcela indenizatória Adicional por Tempo de Serviço (ATS) de 5% do subsídio a cada quinquênio de efetivo exercício, podendo chegar a até 35%.
Em uma tentativa de atenuar possíveis críticas, uma das propostas em discussão entre os magistrados é uma emenda mudando o termo “tempo de serviço” para “parcela indenizatória por disponibilidade e dedicação exclusiva”. O que, na prática, não muda a previsão de um aumento entre 5% e 35% no subsídio da elite do Judiciário.
Veja também

Carlos Gravina
18/05/2022 em 6:09 pm
Esse canalha é o desPacheco do STF, quero dizer, o despachante e capacho.
Mauro Costa
17/05/2022 em 10:32 am
Nunca esse país vai mudar enquanto essa canalhada que só olha para seu umbigo estiver no poder!
Francisco Gomes
17/05/2022 em 10:11 am
Nosso Brazil ta lotado de bandidos da toga stf stj, presidente do Senado outro vigarista trapaceiro presídente da camara fazendo so na rasteira as imundicies da politica, o tse so tem bandidosprincipalmente do stf, querem forcar as trapacas das urnas, os maiores e piores trapaceiros bandidos da politica e ( justica). Unidos pro roubo na cara dura!!!
Rosa Maria Santos dos Santos
17/05/2022 em 10:07 am
Rodrigo Pacheco é muito sujo!Esse não é o momento adequado de dar mais mordomias para quem já as tem em demasia ao contrário do povo que vende o almoço para ter a janta.