Secretário Especial De Cultura, Mario Frias Secretário Especial De Cultura, Mario Frias

Passaporte da vacina proibido por Frias segue exigido em SP

Secretário estadual de Cultura de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, classificou a portaria como ‘decisão absurda e ilegal’

Embora o secretário especial da Cultura, Mario Frias, publicou uma portaria proibindo os proponentes de projetos culturais que captam recursos via Lei Rouanet de adotar o passaporte da vacina (ou passaporte sanitário). Porém, em São Paulo, o governo diz que as instituições do estado “seguirão exigindo a comprovação da vacina e defendendo a vida”.

O secretário estadual de Cultura de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, classificou a portaria de Frias como “mais uma decisão absurda e ilegal do governo Bolsonaro na área cultural”.

Pela portaria de Frias, caso o município ou o estado onde o projeto será executado exija o passaporte sanitário, o proponente terá que transformar seu evento presencial em virtual, segundo a portaria.

Na capital paulista, há um decreto de agosto que obriga estabelecimentos do setor de eventos com público superior a 500 pessoas simultaneamente a exigir o passaporte da vacina a seus visitantes.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do MDB, disse que “municípios e estados têm prerrogativa legal de serem mais restritivos do que as decisões dos governos federais”.

– E eu vou continuar seguindo [medidas restritivas], as pessoas queiram ou não queiram, gostem ou não gostem. Eu vou continuar seguindo a orientação da Secretaria [Estadual] de Saúde. Estamos falando de vidas, temos que escutar a área técnica – falou Nunes.

No final de outubro, a Prefeitura de São Paulo começou a demitir funcionários que se recusaram a tomar vacinas contra a Covid-19.

Entre os locais que recebem projetos financiados via incentivo fiscal do governo federal, o Cinesesc informou que continuará exigindo o comprovante de vacinação para o público presencial.


Frias proíbe passaporte vacinal em eventos com Lei Rouanet

Vídeo: Milhares protestam em toda a Itália contra o passaporte sanitário

EUA emitem 1° passaporte com pessoas não binárias: ‘Gênero X’

Deputado diz que passaporte da vacina é “ditadura nazista”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *