Sede Do Congresso Nacional Sede Do Congresso Nacional

PEC que permite ao Congresso derrubar decisões do STF começa a tramitar na Câmara

Inicia tramitação na Câmara dos Deputados a PEC que concede ao Congresso Nacional poder para derrubar decisões do STF

A PEC que permite ao derrubar decisões do Tribunal Federal (STF) começou a tramitar na noite de ontem na Câmara dos , após o autor, deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), conseguir 175 assinaturas em apoio ao texto.

Era necessário o aval de pelo menos 171 parlamentares para que o texto fosse protocolado no sistema da Câmara.

O texto de Sávio prevê vetar acórdãos de processos transitados em julgado pelo STF, que são avaliados como afrontosos aos limites constitucionais ou usurpadores de competências dos demais Poderes da República.

O parlamentar argumenta que o artigo 49 da PEC autorizaria o Congresso a tomar a decisão contra decisões do STF com o quórum de maioria constitucional de três quintos dos plenários da Câmara e do Senado, em 2 turnos.


Veja também

  1. Pelo que me consta e pelo que rege a Constituição , o STF NUNCA TEVE O PODER DE CRIAR LEIS!!! O QUADRADO DELE É CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO EZ NO MAXIMO, PUNIR ÀQUELES QUE NÃO CUMPREM, JULGANDO, APÓS OUTRAS INSTÂNCIAS NÃO CONCLUSIVAS, SE HOUVEREM!! ELES ESTÃO ATROPELANDO AS REGRAS, A TODA HORA, COM UM INTERÊSSE QUE É QUESTIONAVEL, EM ESFERAS TOTALMENTE INALCANÇÁVEIS POR MEROS JUIZES DO STF!!! MUITO SUSPEITO, TANT A INTROMISSÃO, QUANTO AS INOBSERVÂNCIAS DOS DELITOS, PELOS PRESIDENTES DO CONGRESSO, QUE SE OMITEM, SABE-SE LÁ POR QUAI$ MOTIVO$!!!

  2. Não deveria ser necessário.

    Outra coisa que deveri mudar STF julga SF e SF julga STF, isso não tinha como dar certo.
    É uma orgia institucional.
    O que o legislador imaginou nessa hora. Que o povo só colocari gente decente no Senado e que os presidente tbm o faria no STF.
    Que engano medonho.

  3. Finalmente alguém tomou atitude, pq o STF se acha acima de tudo e de todos.parabens ao autor da oec e parabéns ais q assinaram, agora lutem para sair do papel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *