Polícia Federal Polícia Federal

PF Investiga Invasão Ao Sistema De Pagamentos Do Governo Federal; Recursos Teriam Sido Desviados

Investigação da Polícia Federal sobre invasão hacker ao sistema financeiro do governo brasileiro

Uma investigação foi iniciada pela Polícia Federal (PF) sobre uma invasão hacker ao “Sistema Integrado de Administração Financeira” (Siafi), uma plataforma essencial para o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do federal brasileiro.

Ao longo de abril, identificaram-se acessos não autorizados ao Siafi, o que resultou em uma investigação mais detalhada sobre possíveis emissões de ordens de pagamento ilegais e suspeitas de desvio de recursos da União.

A Polícia Federal afirma que está dedicada a descobrir os responsáveis por essas “atividades ilícitas”.

As investigações sugerem que os intrusos conseguiram entrar no Siafi usando o CPF e a senha do gov.br, que são utilizados pelos administradores e organizadores de despesas para usar a plataforma de pagamentos.

De acordo com o governo, o Siafi é empregado para documentar todas as ações financeiras, orçamentárias, patrimoniais e contábeis dos órgãos da Administração Pública Direta federal, além de autarquias, fundações e empresas públicas federais. Isso também se aplica às sociedades de economia mista incluídas no Orçamento Fiscal e/ou da Seguridade Social da União.

Segundo as investigações iniciais, uma das tentativas de invasão ocorreu no começo de abril através do uso indevido de acessos que pertencem aos gestores da Câmara dos Deputados.

A detecção de fraude ocorreu porque o CPF do gestor, usado para tentar emitir uma ordem bancária através do Pix (OB Pix), era idêntico ao do indivíduo que realizou a liquidação da despesa. De acordo com as normas de administração financeira federal, a liquidação e o pagamento devem ser autorizados por gestores diferentes.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *