Operação Escudo PMSP Operação Escudo PMSP

PM volta a reforçar efetivo no litoral após atentados contra policiais

Cinco dias após fim de operação na baixada, governo de SP anuncia reforço de efetivo da Rota, elite da PM, no litoral do Estado

Após ocorrerem ataques armados contra dois policiais militares, um em serviço e outro aposentado que veio a falecer, no litoral de durante o feriado prolongado, o governo de (Republicanos) anunciou no domingo (10/9) um aumento no contingente de policiais militares na região da Baixada Santista.

Conforme afirmado pelo secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, a região foi alvo de reforço no patrulhamento por parte dos agentes das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), bem como equipes de inteligência e do setor designado como “PM Vítima”, que se dedica a investigar crimes com policiais como vítimas.

O reforço foi anunciado cinco dias após o término da “Operação Escudo”, que foi realizada em resposta ao assassinato de um soldado da Rota e resultou em 28 mortes em confrontos com a polícia ao longo de 40 dias.

A morte do sargento Gerson Antunes Lima, de 55 anos, que se aposentou da PM em 2019, está sendo investigada pela Polícia Civil, juntamente com a tentativa de homicídio contra o policial militar Lucatio de Oliveira Santos.

Na sexta-feira (8/9), Lima foi vítima de um ataque por parte de criminosos em duas motocicletas enquanto realizava a limpeza da rua em frente à sua residência, de forma despreocupada, vestindo apenas bermuda, sem camisa. Apesar de ter sido levado ao hospital com vida, infelizmente ele não conseguiu sobreviver.

Santos também foi alvejado em frente à sua residência. O atentado ocorreu no último sábado (9/9) e ele estava acompanhado de sua filha no momento em que foi atingido por três tiros (na perna, nas nádegas e no peito). Apesar disso, o policial militar conseguiu sobreviver até que os profissionais de saúde lhe prestassem os primeiros socorros e o resgatassem. Atualmente, ele continua sendo acompanhado por médicos.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *