Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente Do TSE Foto Nelson Jr SCO STF Ministro Luis Roberto Barroso, Presidente Do TSE Foto Nelson Jr SCO STF

‘Pode-se derrubar sistema do TSE, mas não fraudar eleição’

Barroso voltou a garantir que as urnas eletrônicas são seguras, mas admitiu fragilidade no sistema

O ministro Luís Roberto Barroso, que deixará a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana, disse em entrevista publicada na noite desta quarta-feira (16) pela Folha de S. Paulo que o sistema do TSE pode ser derrubado por um ataque hacker, mas garantiu que nenhum ataque cibernético possa alterar o resultado das eleições.

– O que eu posso assegurar é que não há risco de um ataque interferir no resultado das eleições, porque as urnas nunca entram em rede. Você pode derrubar o sistema do TSE, mas não tem como fraudar a eleição – disse Barroso ao ser questionado sobre a instabilidade que o aplicativo do TSE apresentou nas eleições de 2020.

Ele explicou ainda que ao término da votação, as urnas eletrônicas imprimem em muitas vias um boletim com o resultado da eleição e que esse boletim é distribuído aos partidos e colocado na internet.

– O envio desses dados ao TSE é só para fazer a totalização. São quase 6.000 municípios, milhares de candidatos e você faz uma totalização centralizada, mas dá para fazer a conta à mão. Não tem como fraudar a eleição – garantiu.

O ministro disse que a instabilidade que o sistema sofreu em 2020 foi devido a um ataque massivo que o TSE sofreu de diversas partes do mundo. Barroso disse que é “muito convencido” de que os ataques foram orquestrados de dentro do Brasil, “mas a Polícia Federal infelizmente nunca conseguiu chegar nos atores”.

– Eu não posso garantir que não vá haver ataque, nem posso garantir que não vão derrubar o sistema. Posso dizer que até agora nunca conseguiram. Mas, se derrubarem, não acontece nada de ruim no tocante ao resultado das eleições – afirmou.


Veja também

  1. Esse capa preta deve estar com algum problema mental. Ou pensa que o povo brasileiro é idiota!
    Que vão fraudar as urnas eletrônicas em outubro é certeza absoluta! A esquerda comunista nesse país não quer perder o poder novamente!

  2. Esses “adevogados” espancam as leis (assunto que deveriam dominar) a toda hora, o que esperar de suas opiniões sobre algo que não dominam?
    Só merda!

  3. Porque o TSE resiste ao voto impresso, o Ministro Barroso recentemente acompanhou as eleições és Portugal e elogiou, só que o voto lá é no papel, Porque o Ministro Fachini admitiu que o sistema foi rakeado pela Rússia no exato momento que o nosso Presidente Jair Messias Bolsonaro está em vista oficial?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *