Daniel Noboa Daniel Noboa

Presidente do Equador diz que rejeitará resultado das eleições venezuelanas

Presidente do Equador se recusa a validar resultados das eleições de 2024 na Venezuela

O presidente do Equador, Daniel Noboa, declarou nesta terça-feira (30) que não irá validar os resultados das eleições presidenciais de 2024 na , ressaltando que isso não significa a não aceitação do governo de Nicolás Maduro.

“Não é que não reconheçamos [o governo], não concordamos que não haja eleições livres na Venezuela, mas, neste momento, não é que não reconheçamos o governo de Maduro. Não reconheceremos o resultado das próximas eleições porque não serão eleições livres”, ressaltou o chefe de Estado em entrevista à Ecuavisa.

As afirmações de Noboa surgem na sequência da decisão do Tribunal de (TSJ) da Venezuela, anunciada na sexta-feira (26), que invalida a candidatura presidencial da líder da oposição, María Corina Machado. As eleições na Venezuela, previstas para este ano, ainda não têm uma data específica.

A resposta do líder equatoriano se junta ao comunicado dos de que restabelecerão as penalidades ao segmento de petróleo e gás da Venezuela, em reação à escolha do tribunal venezuelano, percebida como um desafio evidente aos termos do acordo de Barbados. A também declarou que retirará a permissão da Companhia Geral da Venezuela a partir de 13 de fevereiro.

Na segunda-feira (29), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, expressou críticas ao que vê como interferência externa. Ele declarou: “Apesar das ameaças e chantagens do império dos EUA, as instituições da Venezuela funcionaram. E eu digo, acordo de Barbados, Suprema Corte de Justiça, isso é coisa julgada e uma decisão definitiva”. As informações são da CNN.


Veja também

  1. Esses ditadores fraudadores de eleições maduro, luladrão, Ortega outros mais só largarão o osso depois de mortos! Acredito que isso está pra acontecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *