Deputado Chico Alencar Deputado Chico Alencar

PSOL busca CPI da Abin, mas líder do PT se opõe

Chico Alencar anuncia coleta de assinaturas para criação de colegiado

Chico Alencar, deputado do PSOL-RJ e autor do pedido para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara para examinar as atividades da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), informou ao Estadão que planeja continuar a coleta de assinaturas após o recesso parlamentar. Alencar começou a procurar apoio em outubro, quando a Polícia Federal (PF) iniciou a primeira fase da investigação que foca em uma “Abin Paralela” no governo de Jair (PL).

Na última quinta-feira (25), a Polícia Federal realizou uma operação para cumprir 21 mandados de busca e apreensão em locais associados aos suspeitos, incluindo o endereço do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin. Segundo a PF, uma “organização criminosa” estabeleceu-se na agência.

A Polícia Federal afirma que o objetivo era “monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas”, utilizando ferramentas de geolocalização de celulares sem a devida autorização judicial.

A solicitação para iniciar uma CPI exige um inquérito no período de 120 dias, contando com um grupo de 27 membros titulares e igual número de suplentes. O propósito é investigar “possíveis crimes e outros atos ilícitos” supostamente realizados na Abin de 2018 a 2021 através de “rastreamento de geolocalização sem autorização judicial ou motivação legítima”.

Lider do PT Surpreende ao Desaprovar Formação de Colegiado

Além da resistência das siglas que apoiam Bolsonaro, a formação de uma comissão enfrenta objeções dos partidos de esquerda. Zeca Dirceu (PR), líder da federação PT, PCdoB e PV na Câmara, manifestou ao Estadão que acredita que seus colegas não deveriam assinar o pedido de CPI.

No entanto, o deputado destacou que a “bancada nunca debateu isto”. A federação é composta por 81 parlamentares.

“Não faz sentido, pois está mais uma vez provado que polícia e estão fazendo uma boa investigação. Já temos resultados positivo aparecendo”

Zeca Dirceu

“O Congresso tem outras prioridades, concluir regulamentação da reforma tributária por exemplo. Precisamos cuidar de saúde, educação, emprego, o que toca a vida do povo”

Zeca Dirceu

A inclusão do pedido de CPI no sistema interno da Câmara ocorreu após o início da primeira fase da investigação, a Operação “Última Milha”, em outubro do ano anterior. A pedido, a solicitação ainda está ativa para que os legisladores possam assiná-la se assim desejarem. Para formalizar a Comissão, são necessárias 171 assinaturas, que correspondem a um terço do total de deputados.

A fase aberta nesta quinta, intitulada Operação Vigilância Aproximada, recebeu autorização do ministro do Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A Polícia Federal também se esforçou para implementar medidas cautelares, como a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As operações de busca foram realizadas em (18), no Rio (1), e nas cidades mineiras de Juiz de Fora (1) e São João del-Rei (1).

Durante uma entrevista à GloboNews, Alexandre Ramagem expressou que a investigação é uma “salada de narrativas” e que um grupo dentro da Polícia Federal está tentando incriminá-lo. A Abin, quando contatada pelo Estadão, não emitiu um pronunciamento. O canal permanecerá disponível para futuras declarações.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *