Fachada Do Edifício Sede Do TSE Fachada Do Edifício Sede Do TSE

PT diz que YouTube favorece conteúdo bolsonarista e entra com ação do TSE

YouTube afirma que é uma plataforma aberta e que qualquer pessoa pode compartilhar conteúdo

Nesta quarta-feira (14), o Partido dos Trabalhadores, do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT), ajuizou uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o algorítimo do YouTube, sob acusação de estar supostamente favorecendo vídeos da Jovem Pan News.

A denúncia é baseada em um levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentou que o algoritmo do YouTube supostamente privilegia vídeos da Jovem Pan com conteúdo pró-Bolsonaro nas recomendações.

“O privilégio concedido aos conteúdos da Rede Jovem Pan podem violar esse acordo, bem como o princípio da neutralidade das redes, previsto no Marco Civil da Internet”, diz a campanha de Lula. Os advogados pedem que o se manifeste sobre os dados levantados pelo estudo da UFRJ e que anuncie quais medidas irá adotar para corrigir a suposta irregularidade apontada.

Em nota, o YouTube explicou que seus sistemas de recomendação levam em consideração diversos “sinais”. “Esses sinais incluem cliques, tempo assistindo, respostas a pesquisas, número de compartilhamentos, números de cliques em ‘gostei’ e ‘não gostei’, entre outros”, afirma a plataforma de vídeos.

Abaixo a explicação do YouTube:

“Nosso sistema de recomendações busca ajudar as pessoas a encontrarem vídeos que lhes ofereçam algo útil e interessante. Para fazer isso, nos baseamos em vários tipos de ‘sinais’, ou seja, dados que alimentam o sistema. Esses sinais incluem cliques, tempo assistindo, respostas a pesquisas, número de compartilhamentos, números de cliques em ‘gostei’ e ‘não gostei’, entre outros.

Desde 2019, o nosso sistema de recomendação vem passando por uma série de atualizações para reduzir o conteúdo que está no limite das diretrizes – atualmente, o consumo de conteúdo limítrofe que chega por meio das recomendações é inferior a 0,5%. O YouTube também oferece aos espectadores uma variedade de ferramentas para melhorar a experiência deles na plataforma e decidir quais informações pessoais serão usadas para influenciar as recomendações.

Lembramos que o YouTube é uma plataforma aberta, em que qualquer pessoa pode compartilhar conteúdo, desde que esteja de acordo com nossas políticas de comunidade. Esse robusto conjunto de regras está em constante processo de evolução e busca garantir equilíbrio entre liberdade de expressão e a segurança dos nossos usuários.

Nossas diretrizes da comunidade definem as regras usadas no YouTube e, ao mesmo tempo, abrem espaço para diversas opiniões. Nossos revisores estão espalhados pelo mundo, e aplicamos nossas políticas de conteúdo com consistência, independentemente de porta-voz, ponto de vista político, histórico, posição ou afiliações. Para ajudar a determinar isso, o YouTube conta com uma política de ‘EDSA’, sigla em inglês que significa ‘Educacional, Documental, Científico ou Artístico’ “.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *