Supremo Tribunal Federal Supremo Tribunal Federal

PT vai ao STF para derrubar MP que altera o Marco Civil da Internet

Medida foi editada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira

Nesta terça-feira (7), o Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar derrubar a Medida Provisória (MP) editada pelo presidente Jair Bolsonaro que altera o Marco Civil da Internet. A sigla entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pedindo a suspensão imediata da medida.

A MP foi publicada nesta segunda-feira (6) e, de acordo com o governo, “objetiva conferir maior clareza às ‘políticas, procedimentos, medidas e instrumentos’ utilizados pelos provedores de redes sociais para cancelamento ou suspensão de conteúdos e contas”.

O texto define que, para que um conteúdo, ou uma conta de rede social, sejam cancelados, suspensos ou excluídos, passará a ser necessária a apresentação de “justa causa e motivação”. O direito de restituição do conteúdo publicado também deverá ser garantido ao usuário, se a medida for considerada injusta.

No entanto, o PT considera que a “medida tem o notório intuito de subverter a vontade do legislador infraconstitucional positivada no Marco Civil da Internet, com vistas ao favorecimento de usuários de redes sociais que extrapolam a liberdade de expressão e promovem a desinformação e o discurso de ódio”.

Na ADI, o partido aponta que a MP “se traduz em anseio autoritário do atual ocupante do cargo de Presidente da República” e aponta um “oportunismo de Bolsonaro. O partido também diz que o presidente tenta “desarticular o combate ao discurso de ódio e à propagação de fake news em notado benefício próprio”.


Contra a censura: Bolsonaro assina MP para limitar remoção de conteúdo das redes sociais

Ex-aliado, Ciro ‘massacra’o PT: “Virou organização criminosa”

PT perde ação por dano moral contra Luciano Hang, dono da Havan

Envolvido em escândalos, PT elabora “manual anticorrupção”


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *