Rodrigo Faro Rodrigo Faro

Rodrigo Faro processa Globo e quer retirar do ar reportagens sobre o caso Gugu

Apresentador da Record acredita que veículos da empresa ajudaram em ‘linchamento virtual’ contra ele em 2019

Rodrigo Faro, conhecido apresentador da Record, moveu um processo judicial contra a emissora Globo.

Faro solicita à empresa a remoção de artigos de veículos afiliados que mencionem o episódio em que ele questionou a audiência de seu programa durante uma homenagem a Gugu Liberato após sua morte em 2019.

Naquele ano, no dia 24 de novembro, o apresentador da Record voltou a exibir uma reportagem que havia sido feita com Gugu sobre o Dia dos Pais. Em certo momento, Faro mudou o seu semblante e questionou sobre o desempenho do programa.

“Como está a audiência?”, indagou.

A imagem foi registrada e se espalhou pelas redes sociais e diferentes meios de comunicação, causando indignação entre os usuários da internet.

A processo está em andamento no tribunal de de , localizado em Barueri, na região metropolitana da cidade.

Google processado

Faro entrou com processo contra o em 2021 para tentar retirar o do ar links com informações que prejudicam sua imagem e “declaradamente mentirosas”, segundo a defesa dele.

Em todas as fases do processo, Faro saiu vitorioso na disputa contra o Google. No entanto, o Google argumentou que não poderia remover todos os links, pois alguns deles eram provenientes de plataformas independentes.

O Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou que Faro movesse processos diretamente contra os veículos de comunicação com base na vitória do grupo de juízes. Por causa disso, ele decidiu entrar com uma ação contra a Globo.

“O autor (Rodrigo Faro), que até aquele momento era estimado por todos e nunca se envolvera em polêmicas, em um único episódio viu-se sendo julgado e atacado de maneira sórdida simplesmente pelo fato de que estava exercendo seu trabalho”, diz o trecho da petição inicial.

Ação de Faro contra a Globo

Em nota ao jornal Folha de S.Paulo, a defesa de Faro disse que ele “tem uma relação boa com a Globo, é grato pelo período em que trabalhou lá, mas não teve outra alternativa por causa dessa decisão judicial sobre o Google”.

“Tentamos resolver administrativamente, mas ficamos sem resposta. É muito difícil, é uma empresa muito grande”, declarou a advogada Jéssica de Santana Santos.

No pedido, o apresentador pede que as reportagens produzidas por veículos da Globo sobre o caso saiam do ar. Ele também pede o pagamento de multa de R$ 15 mil por danos morais. O caso ainda não tem previsão de ser julgado. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *