Ministra Cármen Lúcia, Do STF Foto STFCarlos Moura Ministra Cármen Lúcia, Do STF Foto STFCarlos Moura

“Somos uma democracia em que há antidemocratas”, diz Cármen

Ministra comentou a atuação do Judiciário nos tempos atuais

A ministra do Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, afirmou que o Brasil é uma democracia em que ainda há antidemocratas. A declaração ocorreu durante entrevista sobre o lançamento do livro em que a magistrada é coautora, O Judiciário do Nosso Tempo.

– Somos uma democracia em que há antidemocratas ainda. Então é preciso que a gente construa socialmente a democracia e a República mais amplas. Isso é que nos faz mais republicanos. Repúblicos de uma República verdadeira. Tudo, no caso brasileiro, é muito mais dificultoso, porque nós temos uma história de colonização extremamente impositiva e autoritária. Estamos no ano do bicentenário da Independência, e os preconceitos e as atitudes antidemocráticas de hoje são repetições históricas tristes do que ainda não conseguimos superar – disse ela, ao jornal O Globo.

Durante a entrevista, Cármen Lúcia também opinou sobre o revisionismo nas condenações da Lava Jato, muitas delas hoje derrubadas por serem consideradas parciais. Ao ser questionada se as anulações seriam um retrocesso, a ministra negou.

– O direito de ser julgado de maneira imparcial é direito fundamental. E vem de muito tempo. Antígona queria que seus dois irmãos, Etéocles e Polinices, fossem julgados da mesma forma. E é o que diz a Creonte. A corrupção é o que Ulysses chamou de “a doença da República”. Então a corrupção é inaceitável. É crime. Não está havendo um retrocesso. Mas as investigações precisam ser feitas nos termos da lei, e não são investigações fáceis mesmo. Os corruptos, de forma geral, não deixam provas tão fáceis, como é caso em uma prisão em flagrante.

Cármen Lúcia ainda comentou a atuação do Judiciário no contexto atual. Na avaliação dela e dos demais organizadores do livro, nunca houve um período histórico em que esse Poder fosse tão demandado quanto no presente.

– A cidadania mudou. Eu fui estudante de direito na década de 70. Os professores diziam “melhor um mau acordo do que uma boa demanda”. Hoje o cidadão sabe do seu direito e passou a reivindicá-lo. Porque não se reivindica direito desconhecido. Houve um crescimento da própria cidadania, com a Constituição de 1988. Ele quer um bom acordo ou uma boa demanda. Ele já não quer um mau acordo, abrindo mão daquilo que frustra a sua ideia de Justiça. Isso leva a uma procura maior pelo Poder Judiciário, o que é muito positivo. Imagine uma sociedade na qual nós conquistamos direito, formalizamos direito, mas o titular do direito, que é o cidadão, não se dá conta dele – ponderou.

A ministra, entretanto, se negou a se pronunciar sobre a crise entre os Poderes da República.

– Esta matéria está sub judice e eu não me pronuncio fora dos autos. Especialmente em matéria que está sob relatoria de uma colega. Vamos aguardar os julgamentos.

Além de Cármen Lúcia, são organizadores do livro Maria Tereza Sadek, Pierpaolo Bottini, Raquel Khichfy e Sérgio Renault.


Veja também

  1. A Carmem Bruxa esta coberta de razões, são mais de 57 milhões que elegeram um presidente democrata, usurpados 11 antidemocratas que não querem este presidente. É muita HIPOCRISIA desta senhora ão afirmar tal besteira.

  2. Hipocrisia é o que rege esta corte…
    Atenha-se a cumprir a sua função ( não sei até quando), vá estudar a CB

    1. O STF de hoje é uma ORCRIM, que solta bandidos criminosos , chefes do tráfico de drogas , solta assassinos internacionais, solta o maior ladrão do Mundo em todos os tempos, faz política partidária explícita e desavergonhada e prende desafetos que não compactuam com sua visão míope de sociedade democrática. Essa ministra cuspe hipocrisia em cima do povo . Seu livro, espero virar papel higiênico em muito pouco tempo .

  3. Parece que estao seguindo a constituicao das “democracias” de regimes tiranos de comunistas criminosos corruptos lesa pátria.

  4. Como são hipócritas! Estão levando o país para o caos premeditadamente inclusive não querendo que exista lisura nas eleições de outubro para que QQ um ganhe, menos o Presidente Bolsonaro. Mas não vencerão!
    Presidente Bolsonaro será reeleito no primeiro turno!

  5. Carminha cala boca já morreu é uma piada!Acha que todos brasileiros são idiotas ,que não sabem das tramoias do STF para manter os corruptos comunistas fora das grades.Falam em Democracia é exercem a tirania.Caras-de-pau!

  6. A DEMOCRACIA DO STF NÃO TEM POVO, É A DEMOCRACIA DO ZÉ DIRCEU, ONDE SE TOMA O PODER SEM GANHAR A ELEIÇÃO E NÃO RESPEITAM OS ANSEIOS DO POVO QUE FOI AS RUAS E ASSINOU PELO VOTO IMPRESSO!

    1. A Carmem tem razão. Existem onze anti democratas que o Brasil todo conhece.
      Não cumprem a Constituição, criam leis, usam Leis inexistentes, fazem reuniões em apartamentos de antidemocratas, falam mal do próprio país no exterior (caracterizando crime), e gastam uma fortuna para uma só atividade…tentar derrubar o Presidente eleite pelo povo. Povo este que eles odeiam. Uma prova deste ódio pelo povo está em processos que passam mais de dez anos para eles tomarem uma decisão…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *