Ministra Da Agricultura Tereza Cristina Foto Antonio Cruz Ag. Brasil Ministra Da Agricultura Tereza Cristina Foto Antonio Cruz Ag. Brasil

Tereza Cristina viaja ao Canadá para tratar de fertilizantes

Ministra irá conversar com autoridades e empresários sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil

Na tentativa de alcançar novos fornecedores de fertilizantes para o Brasil diante da ameaça de escassez após a invasão da Ucrânia pela Rússia, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viajou neste sábado (12), para o Canadá. Na pauta, conversas com empresários e representantes do governo canadense sobre a possibilidade de aumentar as exportações de potássio para o Brasil.

“A viagem é para conversar com canadenses para ver se conseguimos uma quantidade maior do que eles já nos mandam, para suprir esses possíveis gargalos de fornecimento que a gente possa vir a ter, devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia”, disse a ministra, em nota divulgada pelo Ministério da Agricultura.

Em Ottawa, estão previstas reuniões com presidentes de empresas produtoras e exportadoras de potássio instaladas no país, além de representantes do governo canadense. Hoje a ministra se reúne com a diretoria da Brasil Potash (Potássio Brasil), de investidores canadenses.

Na segunda-feira (14), deverá se encontrar com o vice-ministro da Agricultura do Canadá, Paul Samson. Além disso, Teresa Cristina se reunirá com os presidentes das empresas Gensource, Nutrien, Xensource, da Canpotex e da Fertilizer Canadá.

Atualmente, o Brasil é o quarto consumidor global de fertilizantes, responsável por cerca de 8% desse volume e é o maior importador mundial. O país importa cerca de 85% de todo o fertilizante usado na produção agrícola nacional. No caso do potássio, o percentual importado é de cerca de 95%.

O retorno da comitiva, de acordo com nota da pasta, está previsto para segunda-feira, com chegada ao Brasil na terça-feira (15).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *