TJMS Hasteia Bandeira Do Brasil Império Para Fazer Homenagem TJMS Hasteia Bandeira Do Brasil Império Para Fazer Homenagem

TJMS hasteia bandeira do Brasil Império para fazer homenagem

Determinação foi do presidente da Corte, desembargador Carlos Eduardo Contar

Uma situação inusitada ocorreu na manhã desta segunda-feira na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), em Campo Grande. A bandeira do Brasil Império foi hasteada por um tempo no prédio por determinação do presidente da Corte, desembargador Carlos Eduardo Contar.

Em nota, o TJMS informou que o ato teve por objetivo fazer uma homenagem ao aniversário de 200 anos da Independência do Brasil, que será comemorado em 7 de setembro de 2022.

A Corte explicou que a bandeira do Brasil Império possui significados relacionados com o período monárquico. “O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Dona Leopoldina”.

Leia a nota do TJMS:

No período de 6 a 10 de setembro, a entrada do Tribunal de Justiça de MS exibirá a bandeira do Brasil Império, hasteada em seu mastro principal, em alusão ao 7 de setembro de 1822, data da declaração de independência do Brasil, como sinal de reconhecimento ao ideais libertários e de respeito à Constituição.

A homenagem foi determinada pelo presidente do TJMS, Des. Carlos Eduardo Contar. Este tributo tem o intuito de contribuir para a celebração do ducentésimo aniversário de Independência do Brasil, a realizar-se em 7 de setembro de 2022.

A bandeira Imperial do Brasil, que vigorou de 1822 a 1889, teve duas versões. As duas tinham fundo verde com o losango amarelo. O verde remete à Casa de Bragança, dinastia de Dom Pedro I, primeiro imperador do Brasil. Já o amarelo remete à Casa de Habsburgo, dinastia da primeira esposa de Dom Pedro, Imperatriz Da. Leopoldina.

Porém, a primeira, que vigorou de 18 de setembro a 1º de dezembro de 1822, possuía ao centro um brasão com uma coroa dourada de fundo vermelho (semelhante à da bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves).

Em 1º de dezembro de 1822, por meio de um decreto, Dom Pedro I fez algumas modificações na primeira versão da bandeira imperial. A principal mudança foi o fundo da coroa que mudou de vermelho para verde. Assim, ficava definida a coroa imperial sobre o escudo do brasão.

Este brasão consistia num escudo verde, tendo ao centro a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo (em vermelho). Havia também um aro de fundo azul com 20 estrelas brancas (representando as províncias brasileiras). Sobre o escudo estava disposta a coroa imperial. Do lado esquerdo havia um ramo de café e do lado direito um de tabaco.

A bandeira do Brasil Imperial foi criada em 1822 pelo desenhista, pintor e professor francês Jean-Baptiste Debret. Vale lembrar que José Bonifácio de Andrada e Silva, também conhecido como “o Patriarca da Independência”, ajudou Debret na elaboração do projeto da bandeira do Brasil Império.


Presidentes de clubes militares convocam filiados para o dia 7

Contra a censura: Bolsonaro assina MP para limitar remoção de conteúdo das redes sociais

“Povo irá autorizar Bolsonaro a liderar missão pela liberdade”

Bolsonaro: “Meu maior conforto é a cadeira não ser de um comunista”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *