Ucrânia Destrói Estátua Que Simbolizava Amizade Com Rússia Ucrânia Destrói Estátua Que Simbolizava Amizade Com Rússia

Ucrânia destrói estátua que simbolizava amizade com Rússia

Prefeito de Kiev deu ordem para demolir o monumento

Poucos restos sobraram da estátua que comemorava a amizade entre os povos da Rússia e da no centro de Kiev. Ela foi erguida como uma referência à união, mas o buraco que sobrou é agora o símbolo da inimizade e da guerra que afeta milhões de ucranianos.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, deu nesta semana a ordem de demolir o monumento à Amizade, erigido em 1982 para comemorar a “reunificação” dos dois países dentro da União Soviética.

– Com a Rússia, tudo acabou. Este monumento foi construído para comemorar a reunificação com a Rússia. Devemos transformá-lo em um monumento da unificação das terras ucranianas. Removê-lo é absolutamente correto – disse Klitschko. Até mesmo o arquiteto do monumento, Serhiy Myrhorodsky, concordou.

A história da Ucrânia, uma terra de fronteiras, tem sido marcada pelo domínio em diferentes épocas e em diferentes regiões pela Polônia e Rússia, sob cuja influência territórios como Kharkiv estão desde o século XVI, enquanto outros como Lviv permaneceram fora dela até 1945.

FOTOS SOBRE “MOMENTO HISTÓRICO”

Apesar dos laços históricos com Moscou, não é fácil encontrar alguém em Kiev que se oponha à demolição. Pelo contrário, todos os dias centenas de pessoas vão ao local onde ela ficava para registrar, com fotos, um símbolo da nova era em que a Ucrânia está entrando.

Um soldado da Defesa Territorial ucraniana, segurando sua câmera, afirmou que fotografou o local por “fazer parte de um momento histórico”.

– Era um monumento desnecessário aqui, era um símbolo da escravidão. Os russos sempre nos dominaram e pensaram que éramos seus servos, e isso acabou para sempre – declarou.

NOVOS NOMES PARA RUAS “RUSSAS”

Apenas podem ser vistos agora os pés do que antes eram dois trabalhadores segurando uma estrela com as inscrições “Amizade entre os povos” e “URSS”. Os restos da estátua de oito metros de altura estão guardados no museu militar da cidade.

A remoção foi mais uma parte de um processo que está por vir: a mudança de cerca de 400 ruas que se referem ao passado soviético e a remoção de muitas outras esculturas que honram o passado soviético. A que era dedicada a Lênin, erguida em 1939, já tinha sido removida em 2013.

Morador de Kiev, Mikhail, de 67 anos, foi à praça para ver como o trabalho está progredindo. Ele acha que o monumento deveria ter sido removido há muito tempo.

– A amizade entre os povos mencionada nessa estátua foi destruída pela Rússia em 2014. Então, foram eles que derrubaram a estátua, não nós – afirmou o homem, de barba branca, em tom de indignação.

INIMIZADE ETERNA?

O ano de 2014 está gravado na mente dos ucranianos como o momento em que o conflito irrompeu.

A revolução conhecida como Euromaidan, também chamada de Primavera Ucraniana, de 2013 e 2014, e a fuga do presidente Viktor Yanukovych foram seguidas pela invasão da península da Crimeia pela Rússia, que a anexou sem o reconhecimento da comunidade internacional.

Também fotografando o local onde ficava a estátua em Kiev, Dima, de 36 anos e nascido na Crimeia, acredita que o sentimento de inimizade com a Rússia será duradouro. – Eu sou ucraniano, não russo. Eu nunca, nunca, nunca apoiarei o governo russo. Acho que nunca mais seremos amigos depois disso – afirmou ele, cuja família também se mudou para a capital ucraniana


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *