Civis Atravessam Ponte Destruída Enquanto Fogem Da Cidade De Irpin, A 20 Km De Kiev Foto EFE Roman Pilipey Civis Atravessam Ponte Destruída Enquanto Fogem Da Cidade De Irpin, A 20 Km De Kiev Foto EFE Roman Pilipey

Ucrânia rejeita proposta russa de corredores humanitários

Governo ucraniano considera medida “inaceitável”

O governo da Ucrânia classificou como “inaceitável” o plano da Rússia de criar corredores humanitários nesta segunda-feira (7) para retirar civis de Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy, já que a rota planejada leva os evacuados para cidades russas.

– Por duas vezes os russos bloquearam a abertura de corredores humanitários ao bombardear a rota dos comboios – disse a vice-primeira-ministra e ministra da Reintegração dos Territórios Temporariamente Ocupados da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, no Telegram.

– Agora os russos dizem que podem abrir os corredores, mas eles querem que os civis vão para o território russo, o que é absurdo, cínico e inaceitável – acrescentou.

A Rússia anunciou anteriormente um cessar-fogo temporário a partir das 10h (horário local /4h de Brasília) para abrir corredores humanitários em Kiev (norte da Ucrânia), Mariupol (sudeste), Kharkiv (leste) e Sumy (nordeste) com seis rotas, quatro das quais terminariam em cidades russas como Rostov-on-Don e Belgorod.

O plano de evacuação para Kiev também inclui passagem pelo território bielorrusso (cidades de Gomel e Gden) com posterior transporte aéreo para a Rússia.

Vereshchuk disse que “o mundo civilizado deve pressionar a Rússia”, pois a Ucrânia “precisa urgentemente de corredores humanitários” para tirar os civis das cidades sitiadas por mísseis e artilharia russa.

– Temos que deixar os civis, tanto ucranianos quanto estrangeiros, saírem das zonas de risco – acrescentou Iryna Vereshchuk.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *