Santiago Peña, Presidente Do Paraguai Santiago Peña, Presidente Do Paraguai

Ultimato do presidente paraguaio ao Mercosul pressiona Lula em relação à União Europeia

Paraguai reforça independência ao reconhecer Taiwan como país

Santiago Peña, líder carismático do e com grande influência internacional, não faz segredo de sua determinação em defender os interesses de seu país. Conhecido por sua postura decidida e seu compromisso com o desenvolvimento da América do Sul, Peña está em busca de um papel de destaque para a região no contexto mundial.

Nos últimos tempos, o líder do Paraguai adotou uma postura firme em relação à União Europeia. Em uma entrevista ao Financial Times, Peña estabeleceu um prazo para a aprovação do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Com a próxima mudança de presidência rotativa do Mercosul, que ocorrerá em 6 de dezembro, passando do Brasil para o Paraguai, ele avisou que, se o acordo não for firmado até essa data, o bloco sul-americano buscará outros parceiros comerciais, como nações asiáticas.

Ao contrário de seus vizinhos, o Paraguai tem o reconhecimento de como um país independente. Essa postura reforça a determinação de Peña em seguir um caminho autônomo, caso não haja acordo. Peña afirmou ao FT que a decisão deve ser tomada até 6 de dezembro, caso contrário, não será fechada.

O presidente paraguaio também expressou sua expectativa em relação ao Brasil: “Quem vai assumir a Presidência depois sou eu e falei para o que basta de negociações. Se tem alguém que pode fechar esse negócio é o Lula… será neste ano ou, se não, não acontecerá”, pontuou.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *