A Vereadora Flávia Borja A Vereadora Flávia Borja

Vereadora é acusada de transfobia depois de dizer que ‘Deus fez homem e mulher’

Para Flávia Borja (PP-MG), o ‘que passar disso não é bem-vindo na sociedade’

A vereadora de Belo Horizonte Flávia Borja (PP-MG) foi acusada de transfobia depois de fazer um discurso contra um projeto de lei que estabelece penalidade para o estabelecimento que discriminar uma pessoa por causa da sua sexualidade. Em sua fala na tribuna da Câmara mineira, Flávia, que também é pastora, argumentou que “Deus fez o homem e a mulher”.

“Esse é mais um projeto que tenta enfiar a ideologia de gênero na capital mineira”, declarou a vereadora, na terça-feira 4. “O Projeto 162/21 é o mesmo que tramitou na Assembleia Legislativa e foi aprovado, mas foi posteriormente revogado pelo nosso governador, (Novo-MG).”

Segundo Flávia, o projeto estabelece multa aos estabelecimentos que não concordam com a “política de identificação de gênero”.

“O comerciante de Belo Horizonte que não aceitar homem entrando no banheiro de mulher será multado”, explicou a vereadora. “Se uma mulher que se identifica como homem for ao local e o atendente não conseguir identificar que ela ‘é homem’ ou não quiser chamá-la pelo pronome masculino devido a uma crença, ele também será multado.”

Conforme Oeste apurou, o projeto de lei — de autoria da atual deputada federal Duda Salabert (Psol-MG) —, estabelece penalidade para os estabelecimentos de BH que discriminarem pessoas em virtude de sua “orientação sexual, identidade de gênero ou características sexuais”.

O PL não cita o uso de banheiros por parte de pessoas trans. Contudo, a proposição também não elenca o que seria enquadrado como discriminação. “Temos a liberdade de expressão e crença”, continuou Flávia. “Não vamos aceitar essa imposição, principalmente tirando o lugar das mulheres. Homens que são mulheres estão entrando nas chapas nos lugares das mulheres. Deus fez homem e mulher, e o que passar disso não é bem-vindo na nossa sociedade.”

Depois do discurso de Flávia, a vereadora Iza Lourença (Psol-MG) usou a tribuna para rebater as declarações da colega de Câmara. “Quem toma o lugar das mulheres não são as mulheres travestis, mas as chapas que se utilizam de candidaturas laranjas e homens que se elegem em cima dessas candidaturas”, disse Iza. “Isso é crime. Inclusive, transfobia também é crime. Liberdade religiosa e de expressão não é passe livre para você discriminar as pessoas.”

Segundo Iza, a então vereadora Duda criou o PL, depois que um salão de cabeleireiro se recusou a atendê-la, por ela ser uma “mulher trans”. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. HOMEM É HOMEM, MULHER É MULHER, não é porque lua reflete a luz do sol…a lua não pode ser chamada de sol…e fim de papo, um homem que se considera mulher, não terá a mesma fisiologia de uma mulher natural e vice verça…aceitem que dóis menos e não causará discussões desnecessárias e bate bocas que não levaram a nada…”cada macaco no seu galho”

    1. Deus criou homem e mulher o resto é invenção do mundo da escuridão.
      Quero ver um homem que se sente mulher engravidar e fazer um parto normal? Quero ver uma mulher que se sente ghomem engravidar uma mulher por métodos normais?
      Vão viver a vida depravada de vocês onde quiserem mas não queira que todas as pessoas compre passaporte para o inferno só porque vocês querem.

  2. hj em dia no pais, e melhor ser viado , tem mais direitos do que as pessoas normais, e o bom e que, eles tomam no cu dos 2 lados, sempre estarao de barriga cheia

  3. mas ela esta certa, onde diz o contrario? o mundo e de homens e mulheres e nao de homens ,mulheres e meio mulher homem, esses lixos ja estao enchendo o saco, tem que ser igual a outros paises serios nesse sentido

  4. PARABÉNS FLÁVIA BORJA.
    Vc me representa e a milhões. A outra não tem o direito de te cercear.

  5. Essa história de transfobia, já deu!!!
    Cada um pode pensar o que quiser, e seguir a sua ideologia. Faça o terceiro banheiro! É mais fácil do que essa minoria ficar enchendo o saco dos outros.
    Criem clubes, seitas etc, mas deixe o povo que não aceita, e as crianças em paz! DEMÔNIOS DE BAAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *