Irã Ataca Consulado Dos EUA E Base Israelense Do Mossad No Iraque Irã Ataca Consulado Dos EUA E Base Israelense Do Mossad No Iraque

Vídeo: Irã ataca Consulado dos EUA e base israelense do Mossad no Iraque

Irã lança mísseis contra o Consulado dos EUA e sede do Mossad no Iraque

Nesta segunda-feira, 15, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (CGRI) do revelou que pelo menos quatro mísseis balísticos foram disparados por grupos iraquianos que têm o apoio de Teerã. Os ataques atingiram o Consulado dos , a central da agência de espionagem israelense Mossad e o Aeroporto Internacional de Erbil, localizado no norte do Iraque.

De acordo com a Força do Irã, os ataques não tinham como alvo a representação diplomática dos EUA, que sofreu danos consideráveis.

Sky News reportou que o consulado foi atingido por “mísseis de longo alcance com alto poder de destruição”. Adicionalmente, a estação de televisão relatou que muitos projéteis foram interceptados antes de atingirem a base dos EUA no Aeroporto de Erbil.

Os mecanismos de segurança presentes no terminal conseguiram neutralizar um drone com eficácia. A unidade antiterrorista no Curdistão iraquiano validou a tentativa de ataque frustrada, embora não existam detalhes oficiais sobre possíveis vítimas ou prejuízos à estrutura do aeroporto. Como resultado dos ataques, as atividades aéreas foram interrompidas no terminal.

Os ataques aéreos também alcançaram o centro de comando do Mossad. A base da agência de espionagem de , que era vista como um hub para desenvolver operações especiais e planejar ataques na área, foi completamente devastada.

Irã Apoia Grupos com Objetivos de Atacar Diversos Alvos

O CGRI declarou que os ataques visavam “centros de espionagem e locais de encontro de grupos terroristas anti-iranianos” no Curdistão iraquiano, de acordo com o que foi relatado pela mídia estatal do Irã.

A Força da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã também anunciou que efetuou um ataque de mísseis contra a cidade de Aleppo, situada no norte da Síria. De acordo com o grupo iraniano, os alvos incluíam diversas estruturas pertencentes ao grupo Estado Islâmico.

O ataque aéreo seria uma reação ao ataque a uma procissão em honra ao general iraniano Qasem Soleimani na cidade de Kerman, no Irã, que causou a morte de mais de uma centena de iranianos.

Aumento de tensões na região coincide com ataques recentes

Desde 7 de outubro, quando a guerra começou entre Israel e o Hamas, considerado um grupo terrorista, milícias no Iraque apoiadas pelo Irã têm realizado ataques frequentes com drones em bases que hospedam forças americanas no país e na Síria.

Os grupos declararam que os ataques são uma reação ao suporte de Washington a Israel e uma tentativa de pressionar as forças dos Estados Unidos a abandonarem a região.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *