Comprimidos De Molnupiravir, Sendo Desenvolvidos Pela Merck Comprimidos De Molnupiravir, Sendo Desenvolvidos Pela Merck

A Merck cobrará do governo dos EUA 700 Dólares por pílulas de Covid que custa apenas 17 USD

Um tratamento de cinco dias da nova pílula Covid-19 da Merck custa US $ 17,74 para produzir, mas a empresa farmacêutica cobrará dos EUA US $ 712.

Com os contribuintes sendo enganados, a funcionária de MSF, Leena Menghaney, disse à RT que a produção de comprimidos genéricos é a resposta.

O governo dos Estados Unidos deu à Merck cerca de US $ 29 milhões para o desenvolvimento do molnupiravir, um medicamento que, segundo a empresa, “reduziu o risco de hospitalização ou morte em aproximadamente 50%” em testes clínicos em pacientes com Covid-19. Apesar desse financiamento generoso, a Merck ainda cobrará do governo federal cerca de US $ 712 por um tratamento de cinco dias de pílulas que custa US $ 17,74 para produzir, o que significa que o contribuinte dos EUA pagará por essa margem de quarenta vezes.

Lucrar com a pandemia é algo que as empresas farmacêuticas precisam evitar”, disse Leena Menghaney, da Campanha de Acesso Global de Médicos Sem Fronteiras (MSF / Médicos Sem Fronteiras).

Se você olhar o preço do genérico, que varia de US $ 15 a US $ 20 por tratamento, o preço de US $ 700 é absolutamente exorbitante.

A produção de medicamentos genéricos como o molnupiravir é a resposta de Menghaney para o problema dos preços. No entanto, o medicamento é propriedade intelectual da Merck e não pode ser legalmente copiado por outras empresas. Da mesma forma, a próxima pílula Covid-19 da Pfizer será sua própria propriedade. O medicamento da Pfizer funciona como um ‘inibidor de protease’, que impede o coronavírus de se reproduzir dentro do corpo. Outro inibidor de protease é a ivermectina genérica de baixo custo, que alguns estudos mostram que age de forma semelhante contra Covid-19.

MSF fez campanha a favor da ‘Isenção’, proposta à Organização Mundial do Comércio pela Índia e África do Sul no ano passado. A proposta dispensaria patentes e outros direitos de propriedade intelectual sobre vacinas, tratamentos, testes e outras ferramentas de saúde da Covid-19 durante a pandemia. Embora apoiada por mais de 100 países, a proposta foi bloqueada pelo que MSF chama de “um pequeno grupo de membros da OMC”, incluindo UE, Reino Unido, Noruega e Suíça.

Embora os Estados Unidos tenham financiado pesquisas da Merck e da Pfizer, eles apoiam a isenção do TRIPS.

O medicamento já está em produção e teste de genéricos na Índia, onde Menghaney disse que custará entre US $ 15 e US $ 20 por um tratamento. No entanto, essa solução genérica ainda está aguardando aprovação e essas pílulas mais baratas não estarão disponíveis em países que aplicam a lei de propriedade intelectual com mais vigor.

Menghaney, no entanto, avalia que as leis de propriedade intelectual deveriam simplesmente ser desobedecidas em meio a uma pandemia. “Países como Rússia e Brasil, que têm capacidade para produzir medicamentos, devem ir em frente, independentemente das barreiras de patentes, e produzir esses medicamentos”, sugeriu.

As informações são da RT


Merck cancela estudo de novo remédio para tratamento de pacientes hospitalizados com Covid-19

Anvisa libera remédio de artrite no tratamento contra a Covid-19

Governo brasileiro se articula para comprar pílula contra Covid da Merck

Partido Comunista da China aumentou estoque de testes para a covid-19 meses antes da pandemia


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *