Ministro Edson Fachin, Presidente Do TSE Foto TSECarlos Moura Ministro Edson Fachin, Presidente Do TSE Foto TSECarlos Moura

“Volta do voto impresso não interessa a ninguém”, diz Fachin

Durante palestra na sede do TSE, ministro afirmou que o Brasil não aceita mais “aventuras autoritárias”

Nesta terça-feira (17), o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a volta do voto impresso nas eleições não é do interesse de “ninguém”. Ele apontou ainda que o Brasil não aceita mais “aventuras autoritárias”.

As declarações foram dadas durante a palestra e Eleições na América Latina e os Desafios das autoridades eleitorais, realizada na sede do TSE.

O ministro abordou o tema ao falar sobre a contagem de votos impressos em outros países, citando como exemplo Equador, e Estados Unidos. Ele apontou “conturbações” e “discórdias” na apuração das eleições nesses países.

– Vários dias, por vezes semanas, se passavam sem que pudesse ser divulgado o resultado definitivo, encorajando pedidos de recontagem e recursos judiciais de todos os lados, quando não o conflito puro e aberto. A ninguém interessa reprisar essa realidade no nosso país, cuja experiência de 25 anos com a urna eletrônica permitiu a superação dessas inquietudes – destacou.

Fachin disse ainda que, na questão eleitoral, o Brasil é uma “vitrine para os analistas internacionais”.

– O mundo observa, com atenção, o processo eleitoral brasileiro de 2022. Somos, hoje, uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e segurança, e de que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias – ressaltou.


Veja também

  1. Sr Ministro Fachin, o que está faltando para o senhor perceber que a sua voz NÃO representa a voz do POVO BRASILEIRO? Tenha coragem de ir no meio do povo perguntar se apoiam o que o senhor diz, como faz o nosso presidente! Pq será que só ele tem coragem de falar com o povo????

  2. O voto impresso, ou outro mecanismo que permita a auditagem dos votos eletrônicos, principalmente, a sua totalização pública, interessa a milhões de brasileiros, onde também me incluo. O Senador Pacheco, covarde e submisso à ORCRIM instalada no STF/ STE, não representa a voz do povo, muito menos da democracia. É apenas um despachante covarde da ORCRIM.

    1. Quero apenas me desculpar pelo engano cometido. Não foi o Senador Pacheco, desta vez e sim o tiranete togado Fachin .

  3. Ministro fala por ele. Porque o povo não quer voto impresso.
    EXIGE.
    Como o povo é SUPREMO, ele tem a obrigação de acatar.

  4. Não interessa a ninguém dos &comunistas desse país!
    Querem transformar o novo Brazil que queremos em uma venezuela, Argentina ou Chile!
    O povo brasileiro quer o voto impresso auditavel.

  5. A volta do voto impresso não interessa aos corruptos, ao Povo Brasileiro com certeza interessa e muito, pois as urnas eletrônicas não são confiáveis, só confia nela os Corruptos Comunista.

  6. Quando o ministro fala e aventuras autoritárias será se ele estava se referindo a alguns de seus colegas de corte?

  7. Claro que todos nós queremos eleições confia eis. Ninguém que a volta do voto impresso, sr. Fachin, queremos poder auditar os votos, e essa urna de prineira geração não permite isso.
    A que o senhor quer enganar ??

    1. Verdade, esse senhor embola tudo pensando que o povo é idiota.
      Será que ele sabe o que é voto auditavel ? Acho que se faz de tonto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *