Vírus Vírus

Alerta: Vírus “comedor de ânus” se espalha e gera preocupação

Vírus ‘Comedor de Ânus’ se Espalha no Japão com Alta Taxa de Mortalidade

Um vírus, que recebeu o nome popular de “comedor de ânus”, está se disseminando pelo . Aproximadamente 30% das pessoas infectadas pela doença acabam falecendo.

No início de 2024, aproximadamente 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS) foram identificados no país. No ano anterior, o registro foi de 941 casos. A previsão é de que o número de casos deste ano seja superior.

A “STSS” é provocada por uma versão mais severa da bactéria responsável pelo estreptococo A, podendo se desenvolver na garganta, pele, ânus e órgãos genitais, levando a uma variedade de .

Os sinais do STSS incluem: “febre”, problemas para respirar, falha renal, falha hepática, pressão arterial reduzida, confusão mental, dor de cabeça, dores nos músculos, náuseas e vômitos, diarreia, mal-estar e mucosas vermelhas.

A STSS é predominantemente encontrada em indivíduos de 65 anos ou mais, no entanto, recentemente a doença tem causado a morte de mais pacientes com menos de 50 anos.

Um adolescente de 14 anos teve que amputar ambas as mãos e pés devido a complicações da síndrome do choque tóxico. O incidente ocorreu em setembro do ano anterior. Os especialistas confessaram que não conseguem determinar o motivo do aumento no número de casos.

“Ainda existem muitos fatores desconhecidos sobre os mecanismos por trás das formas fulminantes (graves e repentinas) de estreptococos, e não estamos no estágio em que possamos explicá-los”, afirmou o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) em comunicado.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *