Joe Biden, Presidente Dos Estados Unidos Joe Biden, Presidente Dos Estados Unidos

Biden parece sugerir que tropas dos EUA serão enviadas para a Ucrânia

“Vocês verão quando estiverem lá”, disse o presidente aos membros da 82ª Divisão Aerotransportada na Polônia

O presidente dos EUA, , disse aos soldados americanos na sexta-feira que “vocês verão” civis ucranianos lutando contra soldados russos “quando estiverem lá”. Apesar de sinalizar uma potencial implantação dos EUA na , a Casa Branca diz que não houve mudança na posição de de não enviar tropas para o país.

“Vocês verão quando estiverem lá… alguns de vocês estiveram lá. Você verá mulheres, jovens de pé no meio, na frente de um maldito tanque dizendo ‘não vou embora, estou me mantendo firme’”, disse Biden a membros da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA estacionada na Polônia.

Biden mencionou as mesmas cenas de civis bloqueando tanques – amplamente divulgadas por veículos pró-ucranianos – na sexta-feira, chamando os incidentes de “Praça da Paz Celestial”.

Até agora, o presidente insistiu que as tropas americanas não interviriam na Ucrânia e descartou a possibilidade de estabelecer uma “zona de exclusão aérea” imposta pela Otan sobre o país. O último, ele argumentou, veria os EUA e seus aliados se comprometerem com uma guerra aérea contra a Rússia, o que levaria a uma “terceira guerra mundial”.

Não está claro o que Biden quis dizer quando disse às tropas que “alguns de vocês já estiveram lá”. Membros da Guarda Nacional da Flórida estavam treinando com as forças ucranianas quando a Rússia lançou sua ofensiva no mês passado e foram rapidamente retirados do país. A 82ª Divisão Aerotransportada foi enviada diretamente para a Polônia de Fort Bragg, na Carolina do Norte, em fevereiro, embora suas tropas tenham treinado na Ucrânia em vários pontos desde a década de 1990, e a 101ª Divisão Aerotransportada do Exército tenha sido implantada lá em 2019.

A declaração de Biden desencadeou a preocupação de que os EUA possam estar se preparando para intervir na Ucrânia. No entanto, um porta-voz da Casa Branca disse pouco depois que “o presidente deixou claro que não estamos enviando tropas dos EUA para a Ucrânia e não há mudança nessa posição”.

Atualmente, existem cerca de 100.000 soldados norte-americanos na Europa, o mais destacado para o continente desde 2005. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse que o conflito na Ucrânia criou uma “nova realidade de segurança” na Europa, uma que a aliança da era da Guerra Fria se reunirá com mais gastos militares e mais envios de tropas e equipamentos para a Europa Oriental.


Hunter Biden financiou laboratórios biológicos na Ucrânia, sugerem e-mails publicados pela mídia

Biden avisa que EUA reagirão se Rússia usar armas químicas

Xi diz a Biden que guerra na Ucrânia ‘deve ter fim em breve’

Biden: Haverá 3ª guerra se a Rússia invadir território da Otan


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *