Bolívia Pede Quebra De Patentes De Remédios E Vacinas Anticovid Bolívia Pede Quebra De Patentes De Remédios E Vacinas Anticovid

Bolívia pede quebra de patentes de remédios e vacinas contra Covid

Segundo ele, a proteção tem prejudicado bilhões de seres humanos em todo o mundo

O presidente da , Luis Arce, pediu nesta quarta-feira (21) à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) a liberação das patentes de medicamentos e contra a Covid-19 para um acesso equitativo para todos os países.

Em seu discurso na Cúpula Ibero-Americana, realizada no Principado de Andorra, Arce reivindicou uma modificação imediata dos padrões internacionais que protegem a indústria farmacêutica hegemônica. Segundo ele, essa proteção prejudica bilhões de seres humanos em todo o mundo.

O presidente boliviano afirmou que a liberação ajudará o acesso equitativo a suprimentos, medicamentos e vacinas para combater a pandemia da Covid-19. “Por isso, é urgente a reforma nos padrões internacionais”, declarou.

– As poderosas empresas farmacêuticas transnacionais que têm patentes sobre diagnósticos, medicamentos e vacinas deveriam liberá-las e torná-las de domínio público ou emitir autorizações voluntárias sem custo para conseguir acesso real para todos os nacionais sem exceção – considerou.

O chefe de Estado também apelou aos países desenvolvidos que têm mais vacinas do que suas populações precisam para distribuí-las àqueles que não as têm.

Arce ressaltou que as nações chamadas por ele de ricas compraram mais da metade da oferta de imunizantes, enquanto ao menos 100 países ainda não aplicaram uma injeção sequer.

– O acesso a doses é um direito humano – frisou.

Fonte: Agência EFE


Infecção por herpes possivelmente ligada à vacina contra COVID-19, estudo diz

Técnica de enfermagem diz usar uma agulha para vacinar 10 pessoas

EUA: Mulher diz que a mãe morreu de aneurisma cerebral 2 dias depois de receber a vacina Johnson & Johnson

Milhares de pessoas vacinadas nos EUA infectadas com COVID-19


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *