Presidente Jair Bolsonaro Foto Agência BrasilAntonio Cruz Presidente Jair Bolsonaro Foto Agência BrasilAntonio Cruz

Bolsonaro critica decisão do STF sobre Francischini: ‘Tenho a obrigação de agir. Não vou viver como um rato’

Declaração foi dada pelo presidente durante um discurso no Palácio do Planalto

Nesta terça-feira (7), durante um discurso no Palácio do Planalto, o presidente Jair comentou a decisão da 2ª Turma do Tribunal Federal (STF) que manteve a cassação do deputado estadual Fernando Francischini (União-PR). Bolsonaro questionou que era essa e disse que não vai viver como um rato.

O caso foi analisado pelos ministros nesta terça. E por 3 votos a 2, a 2ª Turma derrubou a decisão de Nunes Marques que havia suspendido a cassação de Francischini. A medida foi determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou que o parlamentar divulgou supostas notícias falsas sobre as urnas eletrônicas.

Para o presidente, no entanto, não “existe tipificação penal para fake news”.

– Deputado, vai chegar a sua hora, se você não se indignar (…) Não existe tipificação penal para fake news. Se for para punir fake news com derrubada de páginas, feche a imprensa brasileira – apontou.

Na sequência, Bolsonaro disse que o parlamentar não espalhou notícias falsas por que ele também disse o mesmo, que “estava havendo fraude na eleição de 2018″.

– Que Brasil é esse? Que Justiça é essa? Onde está o nosso TSE quando convida as Forças Armadas, via portaria, a participar de uma comissão de transparência eleitoral? (…) Descobrem centenas de vulnerabilidades, apresentam nove sugestões. Não gostaram. Convidaram para quê, ora bolas? Para fazer papel do quê? Eu sou o chefe das Forças Armadas. Não vamos fazer o papel de idiotas – ressaltou.

Ele então disse ter a obrigação de agir.

– Tenho a obrigação de agir. Tenho jogado dentro das quatro linhas. Será que três do STF que podem muito podem continuar achando que podem tudo? Eu não vou viver como um rato. Tem que haver uma reação. E, se a população achar que não tem de ser dessa maneira, preparem-se para ser prisioneiros sem algemas – destacou.


Veja também

  1. Muito bem, Presidente!!! Aja! Você é a autoridade maior no nosso país e foi escolhido por nós para nós representar e nos defender!!!!
    Tem todo o nosso apoio!

    1. O povo está com o Presidente. Passou da hora das retóricas , para hora da ação . O povo quer os Ministros do STF, em particular, o Alexandre de Moraes, o Fachin e o Barroso , todos os 3 na prisão! E os demais, que os apoiam num corporativismo insano, devem ser afastados do STF .

  2. O Edson Fachin glorificou o ex-detento por causa de um CEP, diante de todas as investigações contra um governo principalmente que devastou o País, onde ministros foram presos, parlamentares, empresários envolvidos em dois sórdidos esquemas de corrupção que chamaram a atenção do mundo. A cassação do dep é só mais um exemplo da grave crise institucional no Brasil, exclusivamente devido ao excesso de “auto-poder” de um grupo de ministros da suprema corte. Claro ativismo político posto que certas declarações dos tais se alinham a grupos de esquerda também confrontantes ao presidente. Não tenho medo de como isso vai parar, só lamento antecipadamente a eminente tragédia que isso já vem causando e segue a piorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *