Presidente Jair Bolsonaro Foto PRAlan Santos Presidente Jair Bolsonaro Foto PRAlan Santos

Bolsonaro diz que não haverá criação de ministérios neste ano

No início do mês, presidente havia citado possibilidade de recriar até três ministérios

O presidente Jair (PL) disse nesta quinta-feira (16) que não haverá criação de ministérios neste ano em seu governo. No começo do mês, o chefe do Executivo falou na possibilidade de recriar até três pastas, como Segurança Pública, Indústria e Comércio, e Pesca, caso seja reeleito em outubro.

– Este ano não tem criação de ministério, pode ter certeza – disse o presidente nesta quinta, em transmissão ao vivo nas redes sociais.

A transmissão foi feita ao lado do secretário especial de Esporte, Marcelo Magalhães. Em tom de brincadeira, Bolsonaro perguntou ao auxiliar se a secretaria mereceria se tornar ministério, mas em seguida negou a possibilidade de que isso aconteça em 2022.

ICMS

Bolsonaro disse que o projeto do teto de ICMS “já deve ter chegado” ao Palácio do Planalto. O chefe do Executivo afirmou que tem 15 dias para sancionar a lei, aprovada na quarta (15) no Congresso com apoio do governo.

A proposta, criticada pelos estados, cria um teto de 17% para o ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicações e transporte coletivo. Nesta quinta, em nota, governadores disseram que a medida, se sancionada por Bolsonaro, causará um prejuízo imediato de R$ 17,2 bilhões na arrecadação do Nordeste.

Na transmissão ao vivo nas redes sociais, o presidente também citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo para compensar a perda de arrecadação dos estados que decidirem zerar o ICMS sobre o diesel e o gás de cozinha. Essa proposta ainda precisa ser votada pelo Senado e pela Câmara, o que pode ocorrer na semana que vem.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *