Presidente Jair Bolsonaro Presidente Jair Bolsonaro

Bolsonaro narra discussão com francês sobre Amazônia: ‘Picareta’

Debate ocorreu durante viagem do presidente a Lisboa

O presidente (sem partido) relatou, durante live no Youtube nesta sexta-feira (19), ter debatido com um homem francês acerca da Amazônia, durante sua viagem a Lisboa, em Portugual.

Na ocasião, o rapaz teria dito para o líder brasileiro “parar de tacar fogo na Amazônia”, e ouvido, em resposta, questionamentos sobre a política ambiental francesa.

– De repente chega um cara, nada contra baixinho, barrigudo, cabeludo e barbudo. Nada contra esses caras aí, tá? Parecia lá um anãozinho. Começou a falar em francês, eu entendi que era francês. Não sei falar em francês, traduz aí: “Ah, ele tá falando pra você parar de tocar fogo na Amazônia” – narrou na transmissão ao vivo.

Em seguida o presidente detalhou a resposta que teria dado ao rapaz:

– Traduz pra esse picareta, esse mané aí: eu quero saber das florestas da França, eu quero saber qual a energia da França, qual a fonte, eu quero saber se tem mata ciliar na França, se estão fazendo reflorestamento.

Na conversa, o presidente reconheceu haver desmatamento ilegal na floresta amazônica, mas afirmou que “não é nessa proporção” que a mídia veicula.

– Tem desmatamento ilegal? Tem. Mas é simples: é só não comprar madeira nossa. Não é nessa proporção toda. Você sabe qual o tamanho da Amazônia? É equivalente a uma Europa Ocidental. Como é que vai tomar conta disso tudo? E outra: se desmatasse tanto quanto falam, já era um deserto – assinalou.

O chefe do Planalto também disse que os próprios brasileiros propagam uma imagem negativa sobre o Brasil.

– Enquanto a gente rala feito um desgraçado para levar o nome do Brasil, pega um brasileiro lá fora para criticar o Brasil falar mentiras sobre a Amazônia – acrescentou.


Frias reforça apoio a Bolsonaro e critica “chilique de traidor”

Vídeo: “Se não deixarem votar, vou dizer quem me ofereceu dinheiro para votar no Doria”, diz deputada

Lula sobre repressão em protestos de Cuba: “Essas coisas acontecem no mundo inteiro”

Mourão diz que poderia ter ‘negociado’ impeachment de Bolsonaro


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *