O Governador De Goiás, Ronaldo Caiado O Governador De Goiás, Ronaldo Caiado

Caiado chama declaração de Lula sobre traficantes de “pronunciamento de chefe de facção criminosa”

Governador de Goiás acusa o presidente de conivência com o narcotráfico após fala sobre “vítimas dos usuários”

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União ), criticou duramente o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) nesta sexta-feira (24), classificando como um “pronunciamento de chefe de facção criminosa” a fala do petista sobre o narcotráfico durante um evento na Indonésia.

Em vídeo publicado na rede X (antigo Twitter), Caiado afirmou que “nunca se enganou” em relação a Lula e reiterou sua acusação de que o PT seria conivente com o de drogas.

“Veja o pronunciamento do presidente Lula no exterior, dizendo que os traficantes são vítimas dos usuários. Eu nunca me enganei com o Lula. Eu sempre disse que o Lula e o PT sempre foram coniventes com o narcotráfico. Está aí a prova. Este pronunciamento não é de um presidente da República, é de um chefe de uma facção criminosa. Veja a gravidade e a extensão dessa fala”, declarou o governador.

Comparação com caso de violência sexual

Caiado também comparou a lógica de Lula à de quem justificaria um estupro culpando a vítima. Segundo ele, a declaração do presidente inverte responsabilidades e minimiza o papel do crime.

“Partindo dessa premissa, o Lula, então, considera o estuprador vítima da mulher que usa saia curta. Minha gente, o Brasil não aceita ser governado por um homem com essa mentalidade deformada e complacente com o crime, como é o pensamento do Lula e do PT. Reflitam!”, afirmou o governador goiano.

O que Lula disse sobre “vítimas dos usuários”

Durante um discurso na Secretaria-Geral da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), Lula argumentou que, no combate global às drogas, é preciso analisar a responsabilidade dos usuários e que, em certa medida, traficantes também seriam “vítimas” desse ciclo.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, talvez fosse mais fácil combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são, sabe, vítimas dos usuários também”, afirmou o presidente.

O petista fez as declarações ao defender o respeito à soberania dos países e criticar intervenções externas no combate ao narcotráfico, em referência à política antidrogas dos Estados Unidos.

Lula tenta esclarecer declaração

Horas depois da repercussão negativa, Lula recuou parcialmente e afirmou que sua frase havia sido “mal colocada”. Em nota divulgada em suas redes sociais, o presidente reforçou que o governo é firme no enfrentamento ao crime organizado.

“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento da PEC da e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *