Deputado Orlando Silva relator da PL das Fake News Deputado Orlando Silva relator da PL das Fake News

Censura: Com PL das Fake News, apps de mensagem terão de ampliar cerco à divulgação em massa de conteúdo

Listas de transmissão serão enviadas e recebidas só por quem estiver identificado nos contatos de remetentes e destinatários

Caso o projeto de lei das seja aprovado, as empresas responsáveis por aplicativos de mensagens deverão reforçar os mecanismos para coibir a divulgação de conteúdo em larga escala.

A proposta define, por exemplo, que listas de transmissão sejam encaminhadas e recebidas apenas por pessoas que estejam identificadas, ao mesmo tempo, em ambas as listagens de contatos de remetentes e destinatários.

Segundo o relator da matéria na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), o objetivo é “reduzir, de alguma forma, a circulação de notícias potencialmente nocivas e falsas, reduzindo o alcance e o movimento desses conteúdos pelas plataformas de mensageria”.

O parlamentar sugere no PL das Fake News que os provedores de serviços de mensagens instantânea criem soluções para identificar e impedir mecanismos externos de distribuição massiva. De acordo com o relatório de Silva, cada empresa terá de elaborar um código de conduta com regras para limitar o encaminhamento de mensagens ou mídias para vários destinatários.

O texto elaborado pelo deputado diz também que contas comerciais só poderão enviar mensagens ou mídias relacionadas à divulgação de seus produtos e serviços. Em caso de desrespeito a essa regra, a empresa responsável pelo aplicativo terá de bloquear a conta.

Além disso, a poderá determinar às empresas que preservem e disponibilizem, pelo prazo máximo de seis meses, informações suficientes para identificar a primeira conta denunciada por conduta ilícita.


Veja também

  1. Daqui a pouco vai se tornar realidade, o que muitas pessoas já vem dizendo a muito tempo. Que vão implantar um chip em cada pessoa para poder controlar cada passo que cada um der. Espero que essa seja Fake.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *