Ministro Vinícius De Carvalho, Da CGU, Ao Lado De Luiz Inácio Lula Da Silva Ministro Vinícius De Carvalho, Da CGU, Ao Lado De Luiz Inácio Lula Da Silva

CGU de Lula põe fim ao setor de combate à corrupção

Órgão extinguiu secretaria e rebaixou uma diretoria que promoviam investigações

O governo Luiz Inácio da Silva diluiu o setor da Controladoria-Geral da União (CGU) que atuava no combate à .

O órgão já extinguiu a Secretaria de Combate à Corrupção e rebaixou a Diretoria de Operações Especiais a uma coordenação. O setor de operações especiais, que integrava a extinta secretaria, promove investigações de combate a desvios e mau uso de recursos públicos.

Parte das atribuições da Secretaria de Combate à Corrupção foi deslocada para a recém-criada Secretaria de Integridade Privada, que incentiva boas práticas no setor privado, para prevenir irregularidades.

Outra parte do antigo setor de combate à corrupção foi deslocada para a Secretaria Federal de Controle Interno, que é responsável pelas auditorias. É num gabinete dentro dela que foi lotada a área de operações especiais. Até o momento, não foi nomeado um coordenador titular, e o posto está sendo ocupado por um substituto.

A remodelação da CGU está sendo feita sob o comando do ministro Vinícius de Carvalho. Oficialmente, o órgão afirma que, mesmo com a mudança, a função de combate à corrupção “permeia todo o trabalho da Controladoria-Geral da União”.

Ainda segundo a CGU, houve uma reorganização de áreas que estavam dispersas, e agora elas passam a atuar em vertentes complementares. O ministério afirma que isso ajuda o órgão a “atuar na promoção da integridade privada e na prevenção, na identificação e na responsabilização de atos de corrupção”.

A CGU é o órgão responsável pelo controle interno do governo federal. Tem como funções a atuação na defesa do patrimônio público, na prevenção e no combate à corrupção e no incremento da transparência de gestão. As informações são da Revista Oeste.


Veja também

  1. Sério mesmo! Só manobras obscuras é oq se pode esperar desses marginais esquerdopatas. Isso é o mesmo q dizer q não precisa existir polícia pq não existem mais bandidos, ou ter poder suficiente pra comprar juízes pra impedir qualquer um d nós d ser investigado por tráfico,sequestro ou seja lá qual for o crime. Surreal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *