Bandeira De Cuba Bandeira De Cuba

China negocia nova instalação de treinamento militar em Cuba

China negocia centro de treinamento em Cuba e EUA se preocupam com possível estacionamento de tropas chinesas nas águas americanas

De acordo com o Wall Street Journal, há negociações em andamento entre a e Cuba para estabelecer um centro de treinamento conjunto na ilha caribenha. Essa iniciativa tem gerado preocupações sobre a possibilidade de tropas chinesas serem estacionadas em águas próximas aos Estados Unidos.

De acordo com a matéria do jornal, as negociações entre as nações estão em fase adiantada, porém não foram finalizadas. Além disso, foi divulgado que os integrantes da equipe governamental de estão buscando dissuadir os representantes cubanos de concluir o pacto.

A reportagem veio um dia depois que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, completou uma visita de dois dias a Pequim, onde se encontrou com o presidente Xi Jinping. A visita de mais alto nível à China por uma autoridade dos EUA até o momento, as reuniões ocorreram em um momento de tensões elevadas entre as duas superpotências.

Ambos os lados saudaram o modesto progresso na redução da temperatura durante a reunião e se comprometeram com mais compromissos diplomáticos com novas visitas de alto nível dos EUA nos próximos meses.

Embora a não tenha confirmado imediatamente a reportagem do Wall Street Journal, Blinken disse a repórteres na terça-feira que durante a visita ele “deixou muito claro que teríamos profundas preocupações com a inteligência da RPC [República Popular da China] ou atividades militares em Cuba”.

“Isso é algo que vamos monitorar muito, muito de perto, e temos sido muito claros sobre isso”, acrescentou. “E protegeremos nossa pátria, protegeremos nossos interesses.”


Veja também

  1. A manchete é um escândalo “Águas Americanas?” Se Cuba é um país e tem autonomia, estão certos em negociar com quem podem diminuir suas carências financeiras e tecnológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *