Cristiano Zanin Cristiano Zanin

Cristiano Zanin diz que não vai se declarar impedido em processos só por terem ‘etiqueta’ da Lava Jato

Advogado Cristiano Zanin afirma que não se declarará impedido de julgar processos da Lava Jato

Durante sabatina no nesta quarta-feira (21), o advogado Cristiano Zanin afirmou que, se aprovado, não irá se declarar impedido de julgar processos só por conterem a “etiqueta” de .

Zanin deu a declaração durante sabatina sobre sua indicação ao cargo de ministro do Tribunal Federal (STF) na Comissão de Constituição e (CCJ) no Senado Federal.

O advogado pessoal de foi questionado pelo senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) sobre o tema por ter aduado como advogado do petista justamente nos processos da Lava Jato.

“Com relação à suspeição e ao impedimento, senador Sergio Moro, as regras objetivas podem desde logo ser tratadas e enfrentadas. Então, regra objetiva é: nos processos em que atuei como advogado, se aprovado for pelo Senado, não poderei vir a julgar este processo ou causa, se estiver no STF”, respondeu Zanin a Moro.

“Por outro lado, questões futuras, processos futuros, evidentemente que é necessário, para aquilatar ou não uma hipótese de impedimento ou suspeição, analisar os autos, analisar quem são as partes, qual o conteúdo. Até porque não acredito que o simples fato de colocar uma etiqueta no processo, indicar o nome ‘Lava Jato’, isso possa ser critério a ser utilizado do ponto de vista jurídico para aquilatar suspeição ou impedimento”, acrescentou o advogado.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *