CPMI Do 8:1 CPMI Do 8:1

CPMI do 8/1 aprova acesso a plano de voo de Lula

Comissão também aprovou acesso a imagens de câmeras do Ministério da Justiça

De acordo com a Folha, a CPMI do 8 de janeiro, devido a uma falha da base governista do presidente (PT) no Congresso, concedeu permissão para o comitê ter acesso aos registros dos voos presidenciais durante o fim de semana do ataque golpista, bem como às imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça.

Antes do depoimento de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, na terça-feira (11), esses dois pedidos foram aprovados juntamente com outros cem, sem serem lidos ou contabilizados.

A oposição bolsonarista afirma que Lula está se abstendo de criticar os Três Poderes como uma estratégia para enfraquecer seu antecessor; em 8 de janeiro, o presidente estava em Araraquara (SP) para supervisionar os esforços de resgate após as intensas chuvas.

No encontro realizado hoje, o líder da CPMI, Arthur Maia (União-BA), concordou com a retirada de todos os pedidos de convocação ou convite da lista, conforme acordado entre os membros do governo e da oposição. O restante da pauta foi aprovado.

O jornal paulistano relata que, quando percebeu que a base aliada tinha aprovado requerimentos da oposição por engano, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI, fez um apelo para que Maia voltasse atrás. “A gente teve uma votação por acordo. Eu repito aqui o que eu disse: esta presidência não vai fazer assessoria de deputado”, respondeu o presidente do colegiado.


Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *