Miguel Díaz Canel, Xi Jinping E Nicolás Maduro Miguel Díaz Canel, Xi Jinping E Nicolás Maduro

Ditadores de Cuba e Venezuela parabenizam Xi por reeleição para terceiro mandato na China

Em mensagem, Miguel Díaz-Canel e Nicolás Maduro valorizaram a relação próxima que Pequim tem com Havana e Caracas

Os ditadores de Cuba e , Miguel Díaz-Canel e , respectivamente, parabenizaram nesta sexta-feira (10) o presidente Xi Jinping pela reeleição na , que lhe deu o direito ao terceiro mandato consecutivo.

“Meus parabéns ao presidente Xi Jinping”, escreveu Maduro no Twitter. “Amigo da Venezuela e um líder com quem continuaremos pelos caminhos da construção de uma nova humanidade de destino comum, de cooperação e bem-estar.”

Também por meio de rede social, Díaz-Canel afirmou que a reeleição de Xi é a “expressão da confiança do povo nas suas valiosas contribuições à causa do socialismo”. “Honra-nos contar com sua calorosa amizade e a do povo, partido e governo chinês”, ressaltou o cubano.

A ANP (Assembleia Nacional Popular) ratificou nesta sexta-feira a permanência de Xi, também secretário-geral do governante PCC (Partido Comunista da China), depois de o órgão ter aprovado, em 2018, uma emenda constitucional que eliminou o limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para os presidentes chineses.

Os 2.952 deputados presentes na Assembleia, na qual é muito rara a oposição às medidas apresentadas, aprovaram por unanimidade a permanência de Xi como chefe de Estado.

A China e a Venezuela estreitaram laços nas últimas décadas, especialmente durante a gestão de Hugo Chávez (1999-2013) — relações que Maduro intensificou durante o atual governo.

A China é, desde a última década, um dos mais importantes parceiros comerciais da Venezuela, país que paga grande parte dos créditos e das importações com petróleo bruto.

Cuba, por sua vez, foi o primeiro país da América Latina a estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, que foi fundada em 1949. No fim do ano passado, Díaz-Canel visitou o país asiático durante uma viagem que também incluiu idas à Rússia, à Turquia e à Argélia.


Veja também

  1. Não se admirem se,o nove dedos também, wnviar a parabenização.
    Lembram que ele falou sobre a comparacão que o ladrão fez do ditador da Nicaragua com a Angela Merckel?
    Aquela comparação, deixa rastro. Só não ver quem não quer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *