BIspo Católico Nicaraguense Rolando Álvarez BIspo Católico Nicaraguense Rolando Álvarez

Ditadura Socialista: Bispo católico opositor de Ortega retorna à prisão na Nicarágua

Bispo foi condenado por “traição” após resistir à expulsão para os Estados Unidos

O bispo católico nicaraguense Rolando Álvarez foi enviado de volta à prisão depois que as negociações entre a de Daniel Ortega e representantes da Católica sobre os termos de sua libertação falharam, informou a mídia local na quarta-feira (5).

Citando fontes eclesiásticas e diplomáticas, o Confidencial informou que as conversações estagnaram em relação à disposição de Álvarez em deixar ou não a Nicarágua, bem como a possível libertação de outros padres detidos.

Na noite de segunda-feira, o padre teria sido libertado, iniciando negociações sobre se seria expulso do país centro-americano, disse uma fonte diplomática à Reuters. Já naquela época, havia a possibilidade de que o clérigo pudesse ser devolvido à prisão se se recusasse a deixar a nação governada por Daniel Ortega.

O bispo, um crítico da ditadura de Ortega, foi condenado em fevereiro a 26 anos de prisão por acusações de traição, depois de se recusar a ser expulso para os Estados Unidos.

O conflito entre a Igreja Católica e o governo remonta a 2018, quando os líderes religiosos foram solicitados a mediar os protestos contra o governo, que resultaram em mais de 300 mortes.

Ditadura socialista na Nicarágua

A ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua tem sido alvo de críticas e condenações tanto no país como internacionalmente. Desde que assumiu o poder em 2007, Ortega tem consolidado o seu controle sobre o governo e restringido as liberdades democráticas, silenciando a oposição política e reprimindo manifestações populares. O uso excessivo da força por parte das forças de segurança e a perseguição a jornalistas e defensores dos direitos humanos têm sido denunciados como violações graves dos direitos fundamentais. A comunidade internacional tem clamado por uma transição democrática e pelo respeito aos direitos humanos na Nicarágua.


Veja também

  1. Nas, o Papa, amigo do nine, não é a favor destas ditaduras?
    Ninguém entende.mais nada com estes bandidos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *